Quer saber quantas pessoas tem o seu nome? Acesse e descubra

Existem no Brasil, 188 pessoas, de ambos os sexos, com o primeiro nome de Hitler. No Estado de São Paulo são 43 cidadãos que carregam na identidade o homônimo daquele que foi responsável pelo maior genocídio da história da humanidade. Outros 41 Hitlers vivem no Estado de Minas Gerais e 16 no Estado do Rio de Janeiro. Já o nome Fidel, do ex-presidente de Cuba, está na certidão de nascimento de 1.082 brasileiros. Essas e outras curiosidades sobre os nomes dos brasileiros são possíveis acessar no portal "Nomes do Brasil" (http://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search), lançado na última quarta-feira (27) pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A ferramenta online apresenta estatísticas envolvendo os prenomes de cada brasileiro. Segundo o instituto, o Brasil possui 200 milhões de habitantes com mais de 130 mil nomes diferentes. Com dados do Censo 2010, a página traz os nomes mais comuns entre os brasileiros: Maria, com 11,7 milhões de pessoas, e José, com 5,7 milhões de pessoas, seguidos de Ana, João, Antônio, Francisco, Paulo, Carlos e Pedro. Aliás, a religiosidade continua sendo uma condicionante forte para que os pais decidam pelo nome dos filhos. Jesus, por exemplo, é o nome de 37.774 brasileiros, enquanto Deus aparece na certidão de nascimento de 234 pessoas.

Entre os famosos, a apresentadora da TV Globo, Angélica, tem 123 mil e 200 homônimos, com o maior número de batizados nos anos 1990, quando a moça se tornou celebridade. Já Pelé, o "Rei do Futebol" e atleta do século passado, foi homenageado por 112 pais brasileiros, enquanto o mais famoso jogador brasileiro da atualidade, Neymar, com "Y", tem 442 "xarás" - só nesta década, 93 pais batizaram seus filhos com o nome do ídolo do Barcelona. Senna, embora seja o sobrenome do ex-piloto de Fórmula 1, morto em acidente em 1993, aparece no primeiro nome de 36 brasileiros.

Para usar a ferramenta, basta acessar a página, digitar seu nome na busca e ver os resultados. Há ainda as opções de filtros por sexo e por Estado brasileiro. As formas variantes dos nomes foram levantadas a partir das entrevistas para o Censo de 2010 ou via internet. Desta forma, pode ter muito nome que foi escrito errado por um ou pelo outro. Outro detalhe é que a ferramenta só apresenta resultados para nomes cuja frequência é maior ou igual a 20 para o total no Brasil. Para o Estado selecionado, se exige uma frequência de pelo menos 15 nomes iguais; para os municípios; ao menos 10 nomes. Ou seja, deve haver muito mais nomes esquisitos pelo país afora que a ferramenta do IBGE não apresenta. Mas, numa rápida pesquisa, deu para perceber o quanto os pais brasileiros são criativos ao batizarem seus filhos. Existem nomes bastante inusitados e outros que chegam às raias do absurdo. Existem 33 pessoas, de ambos os sexos, com o nome de Samurai e o nome da capital do país, Brasília, foi dado a 1.390 brasileiros. O herói de ficção japonesa Jaspion é o nome de 62 brasileiros; Hayllander de 28; Oceano de 185; Boaventura de 2.264, Felicidade de 2.016, Erisônia de 38, Leão de 531 e Platão de 88. E, para finalizar, 88 brasileiros carregam o nome de Epílogo.