Ciro (MDB) afirma que a “tarifa zero” vem sendo implantada em outros municípios
O presidente da Câmara Municipal de Gaspar, vereador Ciro André Quintino (MDB), usou a tribuna na sessão desta terça-feira (15) para defender a gratuidade do transporte público em Gaspar. Ciro propõe um debate amplo sobre o tema. Ele destaca que o assunto vem sendo discutindo há muito tempo, porém, nada foi efetivado. “Nossa cidade, com sua extensa área territorial, demanda soluções de mobilidade eficientes, sustentáveis e acessíveis para todos”, ressalta.
O parlamentar argumenta que nos últimos anos, o valor do transporte coletivo tem sido cada vez mais significativo na renda média das famílias, assim como nas empresas que oferecem vale transporte aos trabalhadores, lembrando que o transporte é o único serviço público cujo pagamento se dá no ato da sua utilização e não financiado coletivamente por meio de tributação.
Além disso, observa que o debate sobre a tarifa zero no transporte público avança em algumas cidades catarinenses, que avaliam a possibilidade da implantação da medida. “O exemplo mais próximo é o município de Balneário Camboriú que adotou a tarifa zero nos ônibus, apresentando resultados positivos. As pessoas estão usando mais o transporte público, e isso está ajudando a reduzir o trânsito e a poluição”, ressaltou.
Para Ciro, é preciso aliar ações e investir em infraestrutura que favoreçam a mobilidade ativa, como ciclovias e calçadas adequadas, como forma de incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis, além de buscar a integração entre diferentes modais de transporte, como ônibus, bicicletas e veículos compartilhados. “O desafio que temos pela frente é grande, mas com determinação e vontade política, Gaspar pode construir um sistema de transporte público eficiente, sustentável e acessível a todos. É fundamental que essa discussão seja contínua e que nossas decisões sejam sempre pautadas pelo bem-estar da comunidade e pela preservação do meio ambiente. Acredito que juntos podemos construir um futuro melhor para Gaspar”, finalizou.
Questionado sobre a proposta do vereador Ciro, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDVB, lembrou que, recentemente, o Executivo apresentou, em forma de audiência pública, um estudo sobre a viabilidade do transporte coletivo de Gaspar. “Discutimos e apresentamos de forma técnica formas de aprimorar o sistema do transporte coletivo gasparense. Sabemos da importância desse serviço e por isso estamos trabalhando nesse sistema desde que assumimos o governo”.
Para o chefe do executivo gasparense, a gratuidade do transporte é uma excelente iniciativa desde que haja recursos suficientes por parte do Governo Federal e Estadual. “A tarifa zero pode sim ser aplicada. Uma estimativa inicial aponta que o investimento para isso seriam da oredem de R$ 10 milhões ao ano”, revelou Kleber. Desde que foi implantado no município, no começo dos anos 2000, o transporte coletivo em Gaspar tem sido alvo de críticas, ora pelo serviço apresentado, ora pelo custo da tarifa. Em julho de 2021, a atual administração assinatura um contrato de até cinco anos, com renovação contratual a cada ano, com a Expresso Presidente Getúlio, empresa vencedora da licitação. Desde então, o número de reclamações dos usuários caiu bastante. A Expresso Presidente Getúlio foi a vencedora da licitação que tem validade de cinco anos, com renovação contratual anual. A empresa opera comm 22 ônibus na cidade, todos eles com menos de cinco anos de uso. Mesmo assim, o transporte coletivo nunca saiu de pauta. No mês de julho deste ano, a Prefeitura de Gaspar promoveu audiência pública para discutir o futuro do transporte coletivo na cidade. O objetivo foi apresentar propostas e ouvir sugestões da população a respeito da prestação do serviço, antes da publicação do edital que abrirá concorrência para a nova concessão.
O desafio que temos pela frente é grande, mas com determinação e vontade política, Gaspar pode construir um sistema de transporte público eficiente, sustentável e acessível a todos.” Ciro Quintino (MDB) : Vereador e presidente do Legislativo
Deixe seu comentário