-
(Fotos: )
A ação acontece em formato drive-thru no Centro de Vacinação na Arena Multiuso
Com a chegada de novas doses no estado, Gaspar inicia nesta sexta-feira (7) a aplicação da primeira dose vacina contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades. Nesta primeira fase as vacinas recebidas são destinadas a pessoas com Síndrome de Down; pessoas de órgão sólido transplantado ou de medula óssea; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente com cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), todos acima de 18 anos. A vacina disponível é a AstraZeneca/Oxford.
A ação acontece em formato drive-thru, no Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins e o horário será escalonado por mês de aniversário:
13h - nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março
14h - nascidos em Abril, Maio e Junho
15h - nascidos em Julho, Agosto e Setembro
16h - nascidos em Outubro, Novembro e Dezembro
Documentação
É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF, atestado que comprove a condição da pessoa e comprovante de residência. Não poderão receber a vacina pessoas que não se enquadram nesses grupos, que estejam com sintomas ou que tenham positivado para a doença nos últimos 30 dias. Também é recomendado um prazo de 15 dias entre outras vacinas.
Os grupos de pessoas com comorbidades são especificados no Plano Nacional de Imunização - PNI divulgado pelo Governo Federal. A Nota Técnica do Governo do Estado disponibiliza uma tabela que descreve quais são as doenças consideradas nesta fase e suas características. Essa tabela pode ser conferida no link http://bit.ly/vacinacomorbidades. Para gestantes e puérperas, as comorbidades consideradas são as mesmas da lista.
Campanha Vacinal
A Prefeitura de Gaspar ressalta que o Plano Nacional de Imunização - PNI definido pelo Governo Federal prevê a vacinação de grupos prioritários. Em Gaspar, esse público alvo representa aproximadamente 20 mil pessoas, cerca de 30% da população da cidade. É preciso levar em consideração ainda que jovens com menos de 18 anos também não se enquadram nos grupos prioritários, uma vez que não há vacinas testadas para essa faixa etária.
Em Gaspar já recebeu a primeira dose cerca de 50% do público alvo (9.628) e outros 25% já receberam a segunda dose. Dos grupos já iniciados (trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais), 75% recebeu a primeira dose e, desses, 70% estão imunizados com o reforço.
No momento, há poucas doses disponíveis destinadas às pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 5 de abril. Essas pessoas já são consideradas com o prazo vencido e devem procurar o Centro de Vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Pessoas com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose também pode procurar o Centro de Vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Ainda há doses disponíveis da AstraZeneca/Ocford para este público.
Deixe seu comentário