Secretaria da Saúde informa que 11 ESFs têm o imunizante.
A Secretaria de Saúde reforça que a campanha de imunização contra a Gripe continua. O imunizante está disponível em 11 Estratégias de Saúde do município, inclusive na do bairro Santa Terezinha, onde uma moradora procurou a redação do Jornal Metas para dizer que procurou a unidade e foi informada que o Posto de Saúde só estava vacinando crianças.
De acordo com a Secretaria, o atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 16h nas ESF’s e na Unidade de Saúde do Centro a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h, às 19h30. A imunização da população seguirá enquanto houver doses disponíveis nas unidades de saúde.
As ESFs Barracão, “Rosa Maria Pereira”, no Bairro Sete de Setembro e ESF Margem Esquerda I estão sem doses de vacinas no momento. A Secretaria de Saúde já solicitou reposição para a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE –SC) mas ainda não recebeu o quantitativo.
Até o momento, a cobertura vacinal (relativa aos grupos prioritários), é de 51,71%, estimado pelo Ministério da Saúde em 23,723 pessoas em Gaspar, de acordo com o órgão o número ideal seria 90%. O objetivo é ampliar a proteção da população, sobretudo diante das baixas temperaturas.
Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de saúde ou o cartão de vacina, documento com foto. Além da vacinação contra a gripe, as ESFs também aplicam doses da vacina Covid-19 bivalente, que protege contra as variantes mais comuns do coronavírus.
O secretário de Saúde, Santiago Martín Navia, explica que as pessoas devem se proteger. “Reforçamos mais uma vez que, enquanto houver vacinas em nossas unidades de saúde, vamos continuar imunizando as pessoas. Observamos que os grupos prioritários não aderiram à vacinação. Para essas pessoas mais vulneráveis, a gripe pode gerar mais complicações e, por esse motivo, é importante que procurem as unidades. A vacina protege”, comenta o secretário.
Influenza
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
Garantir a proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger da Covid-19. O vírus da gripe pode ser agente das formas graves da doença, especialmente no período mais frio do ano. A vacinação anual previne possíveis agravamentos e mortes pela doença.
?
Deixe seu comentário