Simultaneamente, segue a aplicação da dose da Bivalente
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta semana e vai continuar junto com a campanha da dose de reforço contra a Covid-19, a vacina Bivalente, que ?promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário, que soma 81,8 milhões de pessoas. Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas.
Neste ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo, por isso o MS vai distribuir 80 milhões de doses. A dúvida de muitas pessoas, que estão nos dois grupos prioritários, é se podem receber as duas vacinas simultaneamente. O Dr. Ricardo Alexandre Freitas, médico Clínico Geral e Infectologista, explica que no momento não existe nenhuma restrição com relação a tomar as duas doses em adultos e adolescentes acima dos 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde segue a mesma orientação do Ministério da Saúde. O secretário, Francisco Hostins Júnior, explica que foi feita a distribuição de um bom quantitativo da Bivalente nas ESFs, para que as pessoas que forem tomar a dose contra a gripe tomem também a Bivalente.
A vacina é o fator maior de proteção atualmente. Embora não imunize 100%, ajuda a evitar que as doenças avancem para um estágio de agravamento. As campanhas e a adesão da população são fundamentais para um cenário favorável. Para a vacinação, basta apresentar um documento oficial com foto e documento que comprove sua condição ou atuação. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Influenza e Bivalente
Gestantes e puérperas
Idosos com mais de 60 anos
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade e funcionários dessas unidades
Imunocomprometidos
Pessoas com comorbidades, de 12 a 59 anos.
Somente Influenza
Crianças de seis meses a menores de seis anos
Professores
Pessoas com comorbidades
Forças de segurança e salvamento
Forças Armadas; Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários.
Deixe seu comentário