Evento ocorreu na noite de segunda-feira (14), na Escola Honório Miranda

FOTOS ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou na noite de segunda-feira, dia 14, sessão solene alusiva aos 88 anos de Gaspar. O local escolhido foi a maior e mais antiga escola estadual do município, a Honório Miranda, que neste ano também completa 88 anos de fundação. Diversas autoridades locais compareceram à sessão, numa noite que também foi de homenagens a personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Gaspar (confira lista abaixo).

Propositor da sessão solene, o deputado estadual Pedro Celso Zuchi (PT), disse ser uma grande honra trazer um evento da Alesc para a escola onde estudou, o que também demonstra a valorização do ensino público da cidade. Afirmou que a história da Honório Miranda se confunde com a história do município. Segundo o parlamentar, Gaspar tem enorme carência de espaço físico nas escolas públicas, lembrando que uma escola de quase 88 anos de atividades somente há quatro anos passou a ter um ginásio de esportes coberto. Ele também criticou a falta de salas de aula nas escolas da rede estadual. "Desde que eu assumi a Prefeitura pela primeira vez, em 2001, nunca vi a construção de novas salas de aula nas escolas estaduais do nosso município e a gente sabe que a demanda é crescente".

Faltando 25 dias para o término da sua passagem pela Alesc, já que é suplente de deputado estadual, Zuchi disse que a experiência tem sido muito boa e de muito trabalho. "Vou continuar trabalhando neste ritmo até o último dia do meu mandato, e tenho certeza que o Padre Pedro, titular da cadeira, vai dar continuidade ao que iniciei", observou.

O prefeito Kleber Wan-Dall parabenizou a iniciativa do deputado Celso Zuchi e elogiou o local escolhido. Ele disse que é preciso reconhecer e valorizar o trabalho das instituições de ensino do município, sejam elas públicas ou privadas, pois oferecem um ensino de qualidade às crianças e jovens que são o futuro de Gaspar.

O prefeito também destacou o retorno das comemorações alusivas ao aniversário da cidade após dois anos de pandemia. "Estamos voltando a realizar eventos e o primeiro deles é o aniversário do município, com um mês inteiro de comemoração", enfatizou Wan-Dall. A sessão solene, segundo ele, é um evento importante, mas que o grande momento da semana será a volta do desfile na Rua Coronel Aristiliano Ramos, marcado para a manhã da próxima sexta-feira, dia 18. "Temos bons motivos para fazer uma grande festa neste dia", acrescentou.

Wan-Dall citou ainda que o mês será marcado pela assinatura de uma série de processos licitatórios, para obras direcionadas à infraestrutura, como parte da segunda etapa do Avança Gaspar. Entre essas obras, de acordo com o prefeito, estão a pavimentação de importantes vias, como as ruas Leonardo Pedro Schmitt, segunda etapa da Frei Solano, São Bento e Vidal Flávio Dias.

Homenagens

A Assembleia Legislativa do Estado também prestou homenagens a pessoas e entidades de Gaspar que contribuíram para o desenvolvimento do município. A principal homenageada da noite foi a Escola Honório Miranda. O diretor Dioney Luis Fernandes falou em nome dos homenageados. Ele agradeceu o reconhecimento público pelos serviços prestados pela escola na formação de milhares de jovens que hoje ocupam importantes funções no mercado de trabalho. Lembrou ainda a perda prematura da professora Viviane Maria Schmitt, e revelou que o futuro Laboratório de Ciências da escola vai receber o nome da professora. Em entrevista ao Jornal Metas, o diretor admitiu que a escola precisa ampliar a sua biblioteca, levantar as paredes laterais do ginásio e construir mais salas de aula, pois a implantação do novo ensino médio vai exigir mais espaço físico. "Não podemos lembrar apenas em época de matrícula que a nossa escola precisa de mais espaço para comportar a grande demanda, pois entendo que o espaço físico da escola não acompanhou o crescimento da cidade".

Os demais homenageados são:

Professora Viviana Maria Schmitt dos Santos (homenagem póstuma)

Ex-prefeito Evaristo Francisco Spengler (homenagem póstuma)

IFSC Campus Gaspar

Paróquia São Pedro Apóstolo

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI

A aquicultora Ofélia Maria Campigotto

Professora aposentada Maria Teresinha Ramos

Servidora pública da saúde Heleni Pazetti