Falta agora apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro

O Projeto de Lei que torna Gaspar a Capital Nacional da Moda Infantil foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado nesta quinta-feira (12). Este foi o penúltimo trâmite para que Gaspar passa a ter o tíutlo. O último ato é a sanção do Presidente Jair Bolsonaro.

Em setembro do ano passado, o Projeto de Lei 4.319/2019 já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

"É um projeto de lei que vai dar um holofote pra aquilo que nós já somos. Nós já somos, na prática, a capital nacional da moda infantil. Já está em andamento uma conversa dos empresários com o objetivo de viabilizar um centro de compras do ramo têxtil do município. É uma iniciativa privada, mas cabe ao poder público apoiar e incentivar", afirmou o prefeito Kleber Wan-Dall, por ocasião da votação na Câmara dos Deputados. ém".

Para o presidente da Ampe, Douglas Junkes, "é momento do setor se unir ainda mais, divulgar nas suas mídias, nos seus materiais que vai para todo o Brasil: Gaspar, capital nacional da moda infantil. Agora nós temos que agregar valor".

De acordo com a Prefeitura de Gaspar, o setor têxtil reúne cerca de 1,3 mil estabelecimentos, entre indústrias de confecções de vestuário, facções e tecelagens, gerando mais de 8 mil empregos diretos. A produção é concentrada na moda infantil e para bebês. Em 2018, foram fabricadas 1,5 bilhão de peças.

A indústria têxtil de Gaspar emprega oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do PIB do município. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção; 480 facções; e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil, o que reforça a justificativa para que Gaspar receba oficialmente o título.

"A pujança desse nicho produtivo reflete-se no fato de que Gaspar apresenta, atualmente, a 15ª maior movimentação econômica de todo o estado", ressaltou o senador Jorginho Mello, que acrescentou já ter morado em Gaspar. O relator afirmou ainda que o turismo de compras, negócios e eventos na cidade tem experimentado crescimento expressivo, inclusive com a criação da Rota da Moda Infantil.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que Gaspar tem muitos outros atributos, mas esse título de Capital Nacional da Moda Infantil é absolutamente justo e o peso econômico dessa atividade no município torna muito meritória a aprovação do projeto".