Rio Itajaí-Açu segue baixando e abrigos começam a ser desativados
-
Rua Sertão Verde, na localidade do Sertão Verde, na margem esquerda (Fotos: FOTO ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS)
Em função da demanda baixa, quatro abrigos - um para pessoas e três para móveis foram desativados no começo da tarde
A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de atenção por conta do nível do Rio Itajaí-Açu no município. A medição realizada às 15h desta segunda-feira, 9, mostra que o rio segue baixando lentamente, agora na marca de 6,82 metros. O pico do nível do Rio Itajaí-Açu foi às 7h50 da manhã desta segunda-feira, quando atingiu 7,09m acima do seu nível normal. Gaspar registrou mais 38 novas ocorrências nesta segunda-feira, dia 9. Foram contabilizados 28 alagamentos, seis deslizamentos, dois parecer de risco e dois atendimentos pelo plantão 199.
A Defesa Civil orienta as pessoas que residem em ruas onde a cota de enchente varia entre 6m e 7m a aguardar antes de moverem seus móveis para dentro de casa, devido à água que está vertendo da barragem de Taió e do Alto Vale. Além disso, o município possui alguns ribeirões que podem represar água. Já aqueles que moram em áreas com cotas acima de 7m metros e tomaram a precaução de mover seus móveis já podem retornar a suas casas.
Os abrigos de móveis na Sociedade Tamandaré, no Bairro Lagoa, Sociedade Esportiva União no Margem Esquerda, Frei Godofredo no Bairro Sete de Setembro e o abrigo para pessoas na Escola Vitório Anacleto Cardoso foram desativados por conta da baixa procura.
Os abrigos para móveis na Escola Arnoldo Agenor Zimmernamm, no Bela Vista, Comunidade São Judas Tadeu e Escola Professora Dolores Luzia Krauss, estão com 37 mudanças. No abrigo para pessoas na Comunidade Santa Terezinha registram 61 pessoas alojadas.
As equipes permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco.
A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.
Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:
Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha
Endereços dos abrigos de móveis:
São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520
EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira
EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmermann)
Vias interditadas por completo:
Ponte Pênsil no bairro Gasparinho.
Deixe seu comentário