Previsão é que o Itajaí-Açu atinja 8 metros durante a madrugada e depois estabilize

12141563_970282956367533_9092442438611239977_n.jpg

O Itajaí-Açu atingiu 7,41 metros às 22 horas desta quinta-feira (22) em Gaspar. Em média, o rio vem subindo de 2 a 3 centímetros a cada 15 minutos, devendo atingir 8 metros na madrugada, e depois deve se estabilizar com a diminuição da chuva. As informações são do CEOPS/Furb, responsável pela medição do nível do rio no Vale do Itajaí. De acordo com a Defesa Civil de Gaspar, o bairro Sertão Verde e ruas transversais da Frei Canísio, no bairro Coloninha, já estão alagadas. Os moradores da rua Amazonas, no bairro Bela Vista, também já sofrem com o alagamento,assim como outras ruas (veja lista abaixo). No início da noite, a Viação Verde Vale emitiu nota cancelando todos os seus itinerários de ônibus para Blumenau. A empresa ainda avalia a possibilidade de manter a linha Gaspar-Ilhota. Já a Viação do Vale, que faz o transporte coletivo urbano na cidade, informou que as linhas continuam operando normalmente, mas que poderão sofrer mudanças durante a madrugada. A Defesa Civil mantém uma central de gerenciamento de crise no auditório da Prefeitura e telefones à disposição da população para prestar informações 3331-6390/ 8802-3099/199. Caminhões também estão de prontidão para a retirada das famílias atingidas. As aulas nas redes estadual e municipal estão suspensas, assim como as atividades do campus do Instituto Federal, no bairro Bela Vista.

Em Blumenau, a medição das 22 horas indicava 9,85 metros. A previsão é de que no meio da madrugada desta sexta-feira, o rio ultrapasse 10 metros, para depois se estabilizar. Várias ruas da cidade estão alagadas e seis abrigos foram abertos para receber os desalojados. A Oktoberfest vai encerrar três horas mais cedo, à meia-noite. Outras cidades do Vale do Itajaí também enfrentam problemas com a enchente. Em Itajaí, a Prefeitura decretou estado de emergência. No Alto Vale, a preocupação é maior, pois ainda chove em algumas localidades. Em Rio  do Sul,  a medição das 22 horas mostrou o Itajaí-Açu 10,40 metros  acima do seu nível normal. Dos 25 bairros da cidade, 22 sofrem com os alagamentos. As barragens de Ituporanga e Taió já verteram durante a tarde e operam com níveis de 33,75m e 22,12m, respectivamente. Na barragem de Taió, três das quatro comportas já foram abertas. A barragem de José Boiteux permanece fechada e oseu nível é de 21 metros, pouco menos da sua capacidade.

Previsão do tempo indica menos chuva para sexta-feira

De acordo com o meteorologista Clovis Correa, a chuva começa a diminuir já na madrugada desta sexta-feira. Os volumes de chuva não devem ultrapassar 10mm na maioria das regiões do Estado, e pontuais de 30 a 40mm no Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente em áreas mais próximas do Estado do Paraná.

Ruas alagadas em Gaspar até 23 horas de quinta-feira

Geral do Sertão Verde

Rua Costa Rica - Sertão Verde

Rua Santa Isabel - Sertão Verde

Rua Lageado Sertão Verde

Rua Amazonas Bela Vista

Rua Alicio Hugo Hostins - Coloninha

Rua Francisco Wessling - Coloninha

Rua Arnoldo Koch - Coloninha

Rua Maestro Ego Bohn - Coloninha