Numa decisão surpreendente, o nome da professora apareceu no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. Entenda o caso
Numa reviravolta surpreendente, a Escola Estadual Professor Honório Miranda, a maior do município de Gaspar, terá como diretora nos próximos quatro anos a professora Ana Luísa Fantini Schmitt. Há dez anos, ela dá aulas de matemática na instituição e, no ano passado, decidiu se lançar candidata à diretora nas eleições diretas. Ela concorreu contra o atual diretor, Dioney Luiz Fernandes, e obteve a maioria esmagadora dos votos: 75%. Todavia, não foi eleita porque os critérios adotados nas eleições diretas para diretor das escolas estaduais são, no mínimo, questionáveis.
Para que o candidato seja considerado apto a concorrer, ele precisa, primeiro, apresentar um Plano de Gestão Escolar, que é aprovado por uma comissão formada por profissionais da GERED/Blumenau - Gestão Regional de Educação. As eleições aconteceram nos dias 3 e 4 de dezembro do ano passado em todas as escolas estaduais de Santa Catarina. Estavam aptos a votar todos os alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional; profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação); e um responsável legal por família dos alunos matriculados na unidade escolar. De acordo com o edital, nestes três grupos – alunos, profissionais da educação e responsáveis é necessário que a votação atinja 50% mais um, para ser homologada. Caso não atinja esse índice, o resultado não é homologado e a escolha do novo diretor passa a ser por indicação ou na avaliação do melhor Plano de Gestão Escolar.
Acontece que a professora Ana Schmitt obteve 75% dos votos e mesmo assim não teve a eleição homologada porque no grupo pais/responsáveis o número de votantes ficou abaixo de 50%. Em Gaspar, apenas duas das seis escolas conseguiram cumprir o critério da proporcionalidade de eleitores por grupo.
Por indicação da Secretaria de Estado da Educação, a nova diretora da escola, que deveria assumir no próximo dia 22, quando os professores retornam das férias, era a professora Jucineide Ricobom Zimmermann, que dá aulas em escolas de Blumenau. A notícia causou grande alvoroço na Honório Miranda, pois alunos, professores e pais/responsáveis estavam confiantes que mesmo derrotada pelos critérios, a professora Ana Schmitt iria ser indicada e nomeada diretora pelo governo do estado. Nesta quarta-feira, dia 17, porém, a Secretaria de Estado da Educação reformulou a decisão e o nome da professora Ana Schmitt apareceu no Diário Oficial do Estado como nomeada para o cargo de diretora da Honório Miranda. O mesmo se repetiu na escola Marina Vieira Leal, no Barracão, onde a diretora indicada também não vai assumir. A nova diretora é a professora de História Andréia Ferretti, que até o ano passado dava aulas na Honório Miranda. Veja, abaixo, os novos diretores das escolas estaduais de Gaspar:
Escola Frei Godofredo (Sete de Setembro): Professor Eneas Marcos Lana
Escola Honório Miranda (Centro): Professora Ana Luisa Fantini Schmitt
Escola Marina Vieira Leal (Barracão): Professora Ana Ferretti
Escola Arnoldo Ageno Zimmermann (Bela Vista): Professora Maria Terezinha da Silva*
Escola Ivo D´Aquino (Coloninha): Professora Thais Helena Coradini
Escola Frei Policarpo (Belchior): Professora Adriana Schmidt Wagner*
*eleitas por voto direto
Deixe seu comentário