Alunos da Domingos Machado recriaram o ambiente escolar
A professoras Vanessa Simon, responsável pelo projeto Biblioteca Viva, e Lígia Bender, de Ciências, ambas de Ilhota, desenvolveram com os alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Domingos José Machado, no bairro Ilhotinha, o “Projeto Ipê”, que teve como objetivo permitir que os alunos participassem de ações para melhorar o ambiente escolar, além de desenvolverem a consciência sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. O projeto, que teve duração de dois meses, contou com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Ilhota. O encerramento ocorreu nessa quarta-feira, dia 6, com diversas apresenteações.
A bibliotecária Vanessa explica que a intenção foi deixar o espaço escolar mais agradável e, ao mesmo tempo, permitir aos estudantes o contato com as plantas e despertar o interessass sobre o assunto. “O Projeto Ipê proporcionou aulas mais prazerosas e diferenciadas, direcionadas para a preservação do meio ambiente”, destaca a bibliotecária, acrescentando que as árvores agora colorem, com suas flores, o espaço escolar e proporcionam sombra em dias quentes e têm um papel importante na qualidade do ar. “Elas absorvem o gás carbônico, liberam oxigênio e têm um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade, além de outros benefícios para o meio ambiente e foi isso que nós tentamos mostrar para os alunos através desse projeto”, afirma. Com o projeto, as professoras tentaram despertar nos alunos o interesse e o compromisso com o meio ambiente e interesse e a curiosidade sobre arborização por meio de um trabalho de educação ambiental. Além disso, os estudantes puderam desenvolver habilidades de leitura e pesquisa, perceber as vantagens na preservação da qualidade dos espaços verdes, desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos e frases, desenvolver a linguagem oral e escrita através da leitura de livros da biblioteca, montar jogos relacionados com o tema do projeto, valorizar os dons artísticos através de desenhos, cartazes e painéis, entre outros.
O projeto contou com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Ilhota, além da coordenação e professores da escola. “Nosso intuito foi envolver todos os sujeitos na luta por um ambiente escolar mais agradável do ponto de vista ambiental”, disse Vanessa.
Nesta quarta-feira, 6, aconteceu a última atividade do projeto, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, mas além disso, os alunos participaram de palestras sobre o meio ambiente, fizeram o plantio das mudas de ipê, doadas pela secretaria de Meio Ambiente e tiveram momentos literários na biblioteca, realizando atividades como teatro, músicas, desenhos, histórias, poesias, vídeos, jogos relacionados com o tema do projeto entre outras atividades. Além disso, também foi feito recolhimento de material reciclável nas casas dos alunos.
Deixe seu comentário