População pode enviar fotos de enchentes, deslizamentos de terras, queda de barreiras, entre outros.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, abre espaço para a população enviar fotografias relacionadas aos eventos climáticos ocorridos na cidade. O objetivo é resgatar e preservar a história do município por meio da criação de um arquivo histórico que documente enchentes, deslizamentos, entre outros, que ocorrem na região nos últimos anos.

As fotografias enviadas para a coleta devem ser de autoria dos moradores de Gaspar e abordar a temática da proteção e defesa civil. O projeto incentiva a participação da comunidade e também destaca a importância da conscientização sobre questões de segurança e prevenção. Além disso, as imagens poderão contribuir com pesquisas e estudos para estudantes e pesquisadores da área.

As imagens coletadas serão incorporadas ao acervo da Defesa Civil de Gaspar, permitindo que as gerações futuras conheçam a história da cidade sob a perspectiva da proteção civil. As fotos selecionadas também serão exibidas durante o 2º Fórum de Proteção e Defesa Civil do Vale Europeu, que ocorre em novembro.

Para participar deste projeto os interessados podem enviar suas fotografias através do link: https://forms.gle/NiLj9TRM18QrJbox9 e responder no formulário o local, data e alguns dados pessoais.

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros, destaca a importância da participação da comunidade. "Esta iniciativa é fundamental para preservar nossa história local e aumentar a conscientização sobre a proteção e defesa civil. A participação da comunidade é fundamental. As imagens serão uma janela para que nossa equipe tenha uma compreensão mais profunda e precisa das situações que envolvem esses locais. Queremos que todos façam parte de uma Gaspar mais segura e resiliente", diz.