Remoção da enorme árvore começa nas primeiras horas da manhã e trânsito na Rua São Pedro será interditado

Gaspar começa a se despedir da sua octagenária figueira na manhã desta terça-feira, dia 18. A Prefeitura informa que, a partir das 6h da manhã, inicia a remoção da enorme árvore que foi arrancada do solo pela força do vento que atingiu Gaspar e região na última quinta-feira (13). Na primeira parte, trabalhadores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, supervisionados por técnicos da Superintendência do Meio Ambiente e da Celesc, vão realizar a poda das partes da árvore que estão próximas à fiação.

?Para a execução deste trabalho, a Prefeitura informa que a Rua São Pedro estará com parte da via, que liga o início da praça, até a subida do morro da igreja, totalmente interditada. A Superintendência de Trânsito estará no local para orientar os motoristas. A Previsão da administração publica é que em um dia o serviço de remoção esteja totalmente completo.

?O Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall ressalta que esse é um momento que ficará marcado na história do município. “Estamos removendo um símbolo histórico do município. Será estranho chegar na Prefeitura e não poder mais contemplar a figueira que embelezava a nossa praça. Vamos realizar a clonagem dessa arvore, e replantar para que no futuro, nossos filhos e netos possam ter o mesmo privilégio que tivemos durante esses anos”, explica. Na sexta-feira, técnicos da Furb, já estiveram colhendo material para iniciar a clonagem da árvore em laboratório. A ideia da prefeitura é realizar o plantio da figueira no próximo aniversário da cidade, em março do ano que vem.


Tags

  • árvore
  • ciclone
  • figueira
  • Gaspar
  • ventania