Serviço está suspenso no município desde outubro de 2023

A moradora de Gaspar, Maitê Mondini Martini tem 26 anos, é servidora pública e utiliza constantemente as ruas Paulo Evaldo Gaertner, passando pela Rua José Honorato Muller, até a Rua Prefeito Leopoldo Schramm para a prática de exercício físico. Há algumas semanas, Maitê tem observado que as calçadas estão intransitáveis devido ao mato que toma conta dos espaços o que faz pedestres e ciclistas utilizarem a própria via.

Há alguns meses os moradores de Gaspar vem reclamando da situação nas principais ruas e avenddas da cidade, lugares como a Ponte do Vale, arredores do IFSC e até a região Central estão tomadas pelo mato. E não é para menos, o serviço de roçada está suspenso desde outubro do ano passado, quando a empresa responsável interrompeu os serviços. Desde então, o trabalho vem sendo por funcionários da própria prefeitura, porém, não em número suficiente capaz de atender a demanda.

“Há meses notei que a região está descuidada, com ares de abandonada, já que o mato está se espalhando não só pelas calçadas, o que já se tornou normal, mas também para o acostamento da via e para a ciclovia”, observa Maitê.

A jovem ainda relata que a Rua José Honorato Muller é uma das portas de entrada da cidade para que vêm de Blumenau e região, com um alto fluxo de veículos e pedestres, além de ser uma região escolar, residencial e comercial.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Gaspar enviou uma nota informando que desde de outubro do ano passado, o município vem executando os procedimentos administrativos para o encerrar o contrato com a empresa prestadora do serviço e lançar um novo edital, o que deve ocorrer ainda este mês. Neste período, diz a nota, “a administração municipal providenciou a execução de alguns serviços emergenciais com mão de obra própria”. Segundo informações, em 2023 a Secretaria de Obras de Gaspar gastou R$302.116,139 em roçadas no município.
A nota explica que moradores de Gaspar podem registrar solicitações e reclamações através do WhatsApp da Secretaria de Obras 3091-2025, enviando nome, solicitação e endereço completo.