SAÚDE

Mais de 500 mulheres já realizaram exames de mamografia no Hospital de Gaspar

Para 2022, a expectativa é realizar 2.500 exames.

Mais de 500 mulheres já realizaram exames de mamografia no Hospital de Gaspar
Divulgação/ Prefeitura de Gaspar

Na última sexta-feira, dia 4 de fevereiro, o setor de mamografia do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Gaspar completou 70 dias em funcionamento. O aparelho entrou em funcionamento em novembro de 2021. Neste período, mais de 500 mulheres já foram atendidas, sendo em sua maioria pacientes da Rede Municipal de Saúde. Com média mensal de 218 atendimentos, a expectativa é que o setor realize cerca de 2.500 exames de mamografia em 2022.

Implantado através da parceria entre hospital, prefeitura e setor privado, o mamógrafo representa um avanço para o atendimento à população. É o que afirma a Diretora Administrativa do Hospital de Gaspar, Fabiana Massari. "É um exame essencial para a saúde da mulher. Ter este tipo de exame disponível resulta em um diagnóstico mais rápido, o que é fundamental para início do tratamento precoce e aumentando as chances de recuperação. É uma conquista muito grande para a instituição e para a nossa cidade", destaca.

Além da agilidade no processo de diagnóstico, o mamógrafo trouxe mais comodidade para as pacientes, que antes tinham que se deslocar até outros municípios para realizar o exame. "Com a nossa capacidade de operação, conseguimos atender toda a demanda da rede pública do município, reduzindo o tempo de espera para a realização deste tipo de exame na cidade. O mamógrafo também representou um reforço na capitação de recursos para a instituição, uma vez que também pode atender pacientes particulares e conveniados de Gaspar e região", explica Fabiana.

A Diretora Administrativa do Hospital destaca que o setor de mamografia integra o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Gaspar, reformado com investimentos da Prefeitura. "O investimento permitiu que pudéssemos oferecer uma local comparável às redes privadas de saúde, seja na diversidade de serviços e exames oferecidos, alguns de alto custo como mamografia e tomografia, ou na ambientação e espaço interno, totalmente remodelado para oferecer mais conforto e segurança".

Doação

O mamógrafo foi doado pelo médico Aurélio Luís Zimmermann e pelo Técnico em Radiologia Deivid Manoel Dorval da Silva, moradores do município e prestadores de serviço no Hospital de Gaspar.

Câncer de Mama

O mamógrafo identifica alterações suspeitas em caso de sinais de câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos, desde que não tenham sinais da doença (ao surgir sintomas, o exame diagnóstico deve ser feito em qualquer idade) ou alto risco de desenvolver câncer de mama.


LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube