Evento realizado na terça-feira, dia 26, foi promovido pela CDL de Gaspar e o Fazzenda Park Hotel.
O mês de abril, conhecido como Abril Azul, é lembrado como o mês de conscientização do Autismo. Por isso, nesta terça-feira, dia 26 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar (CDL) e o Fazzenda Park Hotel, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Gaspar e de Blumenau realizaram um bate papo sobre o autismo, com o tema "Lugar de Autista é em todo lugar!".
O encontro foi realizado no auditório do Fazzenda Park Hotel, em dois horários: a primeira turma ocorreu às 9h30 e a segunda turma iniciou às 13h30, a duração foi de aproximadamente duas horas.
O evento foi totalmente gratuito e contou com a presença de cerca de 250 pessoas entre autistas, familiares, integrantes das AMAs de Gaspar e de Blumenau, vereadores, professores, policiais e bombeiros militares, representantes do poder executivo municipal de Gaspar e Blumenau, entre outros participantes.
Entre os palestrantes estiveram a presidente da AMA de Blumenau e Microrregião, Ana Paula Müller, que é fonoaudióloga e falou sobre os aspectos clínicos do autismo e como se identifica uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista, além do tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, que falou sobre os principais direitos das pessoas com deficiência e como a Polícia Militar atende ocorrências envolvendo os Autistas.
O que é Autismo?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.
Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente.
O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.
Deixe seu comentário