Mais de 300 crianças aguardam por vaga em 16 creches do município de Gaspar
Trezentas e dezoito crianças, com idade entre 0 e 6 anos, aguardam por vaga nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da rede municipal de Gaspar. O número é a última atualização, por volta das 15h30min desta sexta-feira. A partir de agora, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) vai disponibilizar a lista de espera em tempo real, para que pais e responsáveis possam acompanhar dia a dia a evolução. Das 17 instituições de ensino infantil de Gaspar, apenas o CDI Ivan Carlos Debortoli Duarte, no bairro Santa Terezinha, não tem fila de espera. O Centro atende crianças de 4 a 6 anos. Já o CDI Dorvalina Fachini, no bairro Sete de Setembro (próximo ao Fórum) é onde a fila está mais extensa: 78 crianças, de 0 a 6 anos, aguardam por vaga. As vagas nos CDIs são para bercário I e II (0 a 2 anos), maternal I e II (2 a 4 anos) e 1ª e 2ª Série (5 e 6 anos).
Segundo a SEMED, a lista é dinâmica e, como é atualizada em tempo real, é modificada conforme novos cadastros são registrados. A prefeitura lembra que a fila é regida por critérios previstos em Lei e acompanhada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Por isso, a posição no ranking pode ser alterada a medida que novos cadastros são incluídos e analisados. A vulnerabilidade social é um dos critérios adotados na seleção.
Até então, a Secretaria da Educação disponibilizava a lista em formato de documento sempre no último dia do mês. Com o novo sistema, a movimentação pode ser acompanhada diariamente. Os pais ou responsáveis ainda poderão usar ferramentas de pesquisa e filtro, para acessar apenas o CDI do seu interesse.
??O secretário de Educação, Emerson Antunes, reforça que o objetivo da lista em tempo real é garantir ainda mais transparência ao processo seletivo. Ele pede, ainda, a compreensão da população no sentido de entender que o ranking segue critérios estipulados por lei e não por ordem de cadastro.
O sistema segue também de Lei Geral de Proteção de Dados, por isso, a lista pode ser consultado pelo código de identificação gerado no momento do cadastro e são apresentadas apenas as iniciais do nome da criança.? Quando uma vaga é aberta, o próprio CDI entra em contato com os responsáveis, conforme a ordem da lista e os dados preenchidos no cadastro, sempre seguindo os critérios.
A lista de espera pode ser consultada no link http://gaspar.trendsoftpb.com.br/admin/report_show_public.php?, dentro do site da Prefeitura.
Lista de espera (atualizada às 15h30min de 2/06)
CDI Irmã Cecília Venturi (Belchior Alto): 17
CDI Vovó Leonida (Santa Terezinha): 37
CDI Dorvalina Fachini (Sete de Setembro): 78
?CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi (Bela Vista): 11
CDI Maria da Silva (Vovó Lica): 29
CDI Deputado Francisco Mastella (Poço Grande): 17
CDI Fátima Regina (Gasparinho): 36
CDI Cachinhos de Ouro (Figueira): 18
CDI Tia Maria Elisa (Bela vista): 12
CDI Maria Thereza Beduschi (Barracão): 4
CDI Vovó Benta (Gaspar Grande): 5
CDI Professora Mercedes Melatto (Bateias): 21
CDI Natalia Andrade dos Santos (Lagoa): 6
CDI Tempos de Infância (Belchior Central): 4
CDI Maria Salete Oliveira Pereira (Coloninha): 14
CDI Maria de Nazaré (Coloninha): 9
Deixe seu comentário