Entidade gasparense recebeu recursos para a compra de cadeiras de roda e muletas

O Lions Clube de Gaspar foi contemplado pelo Projeto PJSC+SOCIAL, iniciativa do Poder Judiciário Catarinense que destina recursos às entidades que desenvolvem ações nas áreas de educação, saúde, segurança pública e assistência social. Na segunda-feira, dia 22, em solenidade realizada em Florianópolis, que contou com a participação de representantes das associações contempladas, o TJSC repassou cerca de R$ 2,2 milhões para 57 entidades do estado. O Lions Club de Gaspar, representado pela sua presidente, Marise Teresinha Hening e pela mais antiga voluntária, Dica Spengler, recebeu cerca de  R$ 20 mil, que serão utilizados para a compra de cadeiras de roda e muletas. “Foi uma honra ao Clube, que teve o projeto Aquisição de Equipamentos Hospitalar aprovado integralmente”, afirmou Marise.

Os valores distribuídos tem origem nas penas de prestação pecuniária, suspensão condicional do processo, transações penais e acordos de não persecução. A escolha das entidades é criteriosa e segue o estipulado na resolução. Elas apresentam uma série de informações – inclusive o plano de aplicação dos recursos – e se comprometem a elaborar relatórios de prestação de contas. Nesta edição, 183 associações se inscreveram.

Em seu discurso, o presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, enalteceu o empenho das organizações e reafirmou o compromisso da Justiça catarinense com o bem-estar social. “Assim, de forma conjunta, promovemos a cidadania e construímos um caminho sólido em direção a uma sociedade mais justa e equitativa.” Como representante das entidades contempladas, a médica Flávia Maria Zandavalle, vice-diretora clínica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, falou que “o PJSC+Social reflete, de maneira inequívoca, o comprometimento do Poder Judiciário em respaldar causas de elevada relevância”. O valor recebido pelo hospital será destinado à compra de equipamentos para a unidade de oncologia.   

O juiz-corregedor Marlon Negri, em nome da corregedora-geral da justiça, desembargadora Denise Volpato, salientou que a escolha das 57 entidades reflete o compromisso de priorizar iniciativas capazes de gerar um impacto expressivo, duradouro e sustentável na sociedade. “Ao investir nestas organizações, o Tribunal de Justiça contribui para a edificação de alicerces sólidos para o futuro.”

Empréstimos

Os equipamentos hospitalares que serão adquiridos pelo Lions Clube de Gaspar reforçam a pasta da saúde da entidade sob o comando dos sócios voluntários. Através de companheiros, Prefeitura e associações comunitárias, o clube recebe o encaminhamento do pedido do futuro beneficiado. O pedido é cadastrado com o nome completo, endereço, período entre outras informações. "Tendo disponibilidade em estoque, que fica guardado na residência de alguns sócios do Clube, o beneficiado é chamado para receber o aparelho que irá auxiliar na sua recuperação. Tudo de forma gratuita", explica Marise. Por mais de cinco décadas, todos os equipamentos permaneceram na residência do casal Evaristo Francisco Spengler e Dilsa Gertrudes Spengler (dona Dica) e eram controlados pelo casal. Hoje, outros sócios guardam equipamentos hospitalares em suas residências. "Todo aparelho recebe um número de identificação facilitando assim sua identificação e produtividade", observa Marise. Ela revela que a entidade está modernizando o processo a partir de um aplicativo que vai facilitar aos usuários e o próprio controle dos empréstimos.