São quatro pontos de coleta em Gaspar e os donativos serão entregues na cidade do Alto Vale neste sábado, dia 25.

Um jovem morador de Gaspar, de 19 anos, está mostrando que a solidariedade fala mais alto e que cada um pode fazer a sua parte para ajudar quem mais precisa. Em uma iniciativa própria, o estudante de administração Hércules Mateus Teske lançou uma campanha para arrecadar donativos para os moradores de Rio do Sul, no Alto Vale, que mais uma vez sofrem com uma enchente. São 1.773 pessoas e 585 famílias em 21 abrigos da cidade nesta terça-feira (21). A estimativa de desalojados no momento é de 3.100 pessoas, segundo dados da prefeitura de Rio do Sul. 

No último domingo, dia 19, o gasparense foi ao município do Alto Vale para ajudar da forma como pode, carregando e descarregando os caminhões que chegaram com doações ou mudanças de quem conseguiu salvar alguma coisa. Lá, ele teve contato com o secretário de Assistência Social do município, Ricardo Pinheiro, e surgiu a ideia da campanha. "Estamos fazendo uma campanha com as coisas que ele me passou que eram mais necessárias, pois eu acho que a única forma que eu posso ajudar é com essa campanha", disse. 

Entre os itens que podem ser doados estão: absorventes, lenços umedecidos, shampoo, esponja de lavar louça, desodorante, leite, café solúvel, sabonete, creme dental, vassoura, rodo, pano de chão, balde, ração para gato e cachorro, lâmina de barbear e salão em pó. 

Para quem quiser ajudar, os produtos podem ser deixados em quatro pontos de coleta: 

Sorveteria Bonatti do Centro (Rua Cel. Aristiliano Ramos, 426)

Sorveteria Bonatti do Santa Terezinha (Rua Barão do Rio Branco, 2.390)

Subliprint Impressão Digital (Travessa Carlos Wehmuth, 30, próximo à prefeitura de Gaspar)

Barbearia Tradicional Container (Av. Frei Godofredo, 45 - Santa Terezinha)

As doações podem ser feitas até está sexta-feira, dia 24, já que no sábado Hércules vai novamente para Rio do Sul levar os donativos. Além disso, quem quiser pode entrar em contato com o jovem pelo WhatsApp (47) 98925-1320. 

Ao ser questionado sobre o motivo de, tão jovem, já pensar em fazer uma campanha de arrecadação, a resposta é simples: "Eu acho que estamos nesse mundo para ajudar o próximo, pois nunca sabemos o dia do amanhã. Ver o que aconteceu com as cidades que são nossas vizinhas me deixa muito triste, pois poderia ser a gente. Eu acho que se cada um fizer cada um pouco e ajudar estaremos fazendo nossa parte", finaliza.