Além do jornalismo impresso, o Metas recebeu ainda o Pena de Ouro em Jornalismo Online e em Publicidade
O mais premiado jornal do interior do estado voltou a figurar no topo do Prêmio Adjori de Jornalismo de Santa Catarina. Em evento realizado na noite deste sábado (1º), no Hotel do Sesc, em Florianópolis, o Jornal Metas conquistou o Pena de Ouro em Jornalismo Online, Pena de Ouro em Publicidade e Pena de Ouro em Jornalismo Impresso. Em outras duas premiações individuais, o Jornal Metas também foi destque: melhor campanha de agência e melhor site. O 18º Prêmio Adjori de Jornalismo teve a participação de mais 40 jornais associados, que inscreveram 364 trabalhos. A comissão julgadora foi formada por 52 profissionais das áreas de jornalismo impresso, jornalismo digital, fotografia, publicidade e propaganda.
Com as três penas de ouro deste ano, o Jornal Metas soma agora sete premiações de ouro no jornalismo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017); dois ouros na publicidade e cinco ouros no jornalismo online. O Prêmio Adjori Jornalismo foi o coroamento de mais um Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, que reuniu donos de jornais, jornalistas, designers gráficos e publicitários.
O mais premiado jornal do interior de Santa Catarina voltou a figurar no topo do Prêmio Adjori de Jornalismo de Santa Catarina. Em evento realizado na noite de sábado (1º), no Hotel do Sesc, em Florianópolis, o Jornal Metas conquistou o Pena de Ouro em Jornalismo Online, Pena de Ouro em Jornalismo Impresso e Pena de Ouro em Publicidade. Em outras duas premiações individuais, o bissemanário gasparense também foi destaque: melhor campanha de agência (Free Multiagência) e melhor site. O 18º Prêmio Adjori de Jornalismo teve a participação de mais de 40 jornais associados, que inscreveram 364 trabalhos. A comissão julgadora foi formada por 52 profissionais das áreas de jornalismo impresso, jornalismo digital, fotografia, publicidade e propaganda.
Com as três penas de ouro deste ano, o Jornal Metas soma agora sete troféus no jornalismo (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017); dois na publicidade (2012 e 2017) e cinco ouros no jornalismo online (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017). O Prêmio Adjori Jornalismo foi o coroamento do 45º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, que reuniu donos de jornais, jornalistas, designers gráficos e publicitários.
Para o diretor do Jornal Metas, José Roberto Deschamps, o Beto, a conquista das três categorias do Prêmio Adjori/SC mostra que o Jornal Metas está atualizado em todas as frentes: online, impresso e publicidade. "Estamos enfrentando as grandes mudanças na comunicação e nos adaptando a elas. O prêmio é o reconhecimento a nossa percepção de que o jornalismo se faz em multiplataformas".
Deschamps agradeceu à equipe, que tem trabalhado comprometida com os objetivos e conceitos modernos de gestão, aos leitores/assinantes, que prestigiam o Metas duas vezes por semana, e aos anunciantes que tem acreditado no Metas. Já o coordenador de redação, jornalista Alexandre Melo, lembrou que a conquista no jornalismo impresso deste ano foi um pouco diferente dos outros anos. "Não vencemos em nenhuma categoria individual, mas os nossos trabalhos foram finalistas em oito das nove categorias individuais, o que mostra regularidade e um conjunto de qualidade editorial da apresentação gráfica ao conteúdo", avaliou.
A nossa história
Com circulação desde 18 de março de 2000, o Jornal Metas, nasceu da visão de dois empresários que acreditaram na pluralidade da informação. Em junho de 2002, a publicação passou para as mãos do atual proprietário, José Roberto Deschamps. Com ele, veio experiência e a visão empreendedora na área da comunicação.
Desde então, investimentos na qualidade editorial e gráfica, com profissionais capacitados, e em tecnologia têm feito do Jornal Metas um dos mais conceituados veículos de comunicação impressa do interior de Santa Catarina. Em novembro de 2006, o Jornal Metas passou a ser bissemanal - quartas-feiras e sábados, o que deu um dinamismo ainda maior na informação.
Por conta da visão empreendedora de seu diretor e do compromisso das equipes com a informação, o Jornal Metas ocupa hoje o topo do ranking de veículo impresso mais premiado do interior do Estado.
Vencedores
Jornalismo
Pena de Ouro - Jornal Metas, de Gaspar
Pena de Prata - Jornal de Pomerode, de Pomerode
Pena de Bronze - Correio do Norte, de Canoinhas
Publicidade & Propaganda
Pena de Ouro - Jornal Metas, de Gaspar
Pena de Prata - A Semana, de Curitibanos e Jornal O Líder, de São Miguel do Oeste
Pena de Bronze - Jornal O Líder, de Maravilha
Jornalismo Online
Pena de Ouro - Jornal Metas, de Gaspar
Pena de Prata - Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste
Pena de Bronze - Correio Otaciliense, de Otacílio Costa
Palestra e painel fizeram parte da programação do Congresso
Durante o congresso, além da cerimônia do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silvira, outras atividades foram realizadas para os associados. Uma delas foi a palestra proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, com o tema "O valor da informação e o futuro dos Jornais do Interior". Diretor Master em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais e da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) no Brasil, o professor chamou a atenção para a nostalgia de proximidade, devido à globalização, e como os jornais de interior podem mudar esta realidade. "Há um interesse e uma nostalgia do que está próximo, do que é local, e quem pode proporcionar isso é o jornal do interior. Vocês precisam saber trabalhar essa nostalgia", afirma.
Ele também aproveitou a oportunidade para questionar qual é o valor da informação quando ninguém quer pagar por ela? Esse seria o primeiro grande desafio aos jornais do interior. Qual o futuro do jornalismo quando milhões de cidadãos se consideram editores dos seus próprios diários? Como enfrentar esse desafio? Para Di Franco é preciso recuperar a credibilidade do jornal, fazendo um jornalismo de qualidade, com profissionais de qualidade, indo para a rua, vivendo a notícia. "É preciso reinventar o jornalismo e voltar a magia do conteúdo competente. A crise do jornalismo é a distância dele da realidade, do fato. O leitor percebe isto. Jornalismo sem alma, jornalismo sem rigor. Vocês precisam repensar os seus modelos. Ter um conteúdo bem editado, sério, conciso, isento".
Painel
Após a palestra, um painel com representantes dos setores público e privado foi realizado, abordando o tema "A importância do Jornal do Interior". Participaram do bate-papo os jornalistas Elmar Meurer (Fiesc), Leonardo Estrella (SCGás), Alexandre Lenzi (Secretaria de Estado da Comunicação), Adriana Maria Fernandes (Fecomércio-SC), e Carlos Stegemann (FCDL/SC). Quem mediou a discussão foi Thamy Soligo (Alesc), que lembrou que o localismo está em pauta atualmente e, assim, os jornais do interior tem maior possibilidade de atender aos seus leitores de forma mais direta.
Outra pauta em debate foi a participação dos jornais nas redes sociais. Segundo Adriana, a presença do periódico na rede não é um concorrente da versão impressa, e a redação precisa saber lidar com a informação e o público de forma diferenciada e direcionada. Lenzi sugeriu que o jornal tente estabelecer um laço entre a versão impressa e a versão digital. O papel pode funcionar como "pílulas de informação para ir para o site", por exemplo. E o site como chamariz para o conteúdo impresso.
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