Primeiras ruas deverão ser atingidas quando o nível do rio estiver 6,20m acima do normal
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
FOTO PMG
Com o rio Itajaí-Açu chegando a 6,13 metros (medição das 20h) acima do seu nível normal a cidade de Gaspar deixa o estado de Atenção e passa para o estado de Alerta para o risco de enchente. De acordo com a Prefeitura de Gaspar, o Grupo de Ações Coordenadas - GRAC está sendo acionado gradativamente, conforme a evolução da situação das chuvas no município. A partir de 6,20m a água pode começar atingir diversas ruas dos bairros Figueira e da localidade do Sertão Verde, no Margem Esquerda. Diante dessa possibilidade, dois abrigos temporários estão sendo abertos para receber as famílias que eventualmente precisem deixar suas residências. O abrigo da Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, está disponível. O outro, na Sociedade União, na Rua Luiz Franzoi, 2.111, no bairro Margem Esquerda, será aberto nas próximas horas. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e orientandos a população. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.
Os abrigos vão dispor de profissionais da Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil. As famílias receberão alimentação, roupas, produtos de higiene e limpeza e locais para descansar ou dormir.
Nas últimas 24 horas o município de Gaspar esteve situação de atenção devido ao volume de aproximadamente 100mm de chuva em 24 horas, o previsto para o mês inteiro. A situação na região do Alto e Médio Vale e de todo Estado também está sendo monitorada. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o pico do nível do Rio pode chegar a aproximadamente 6,60m ainda nesta noite em Gaspar. A população, portanto, deve ficar em alerta.
Até as 19h, a Defesa Civil de Gaspar registrou 32 ocorrências, sendo 15 bairros atingidos. Entre as ocorrências estão 15 deslizamentos, cinco quedas de árvores e dois2 alagamentos. As demais foram ocorrências diversas ou avaliações de risco não confirmadas. Em Blumenau, o rio chegou a 9 metros às 20h13min desta quarta-feira (4). Em Rio do Sul, a 9,16m e em Taió 9,16m.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Gaspar publicam de hora em hora a medição do nível do rio nas suas redes sociais Instagram e Facebook. Todas as informações, alertas e notificações também são publicados nos canais oficias da Defesa Civil e da Prefeitura de Gaspar. Os canais são:
www.gaspar.sc.gov.br
defesacivil.gaspar.sc.gov.br
www.facebook.com/defesacivilgaspar
www.facebook.com/prefeituradegaspar
@defesacivilgaspar
@prefeituradegaspar
Os números oficiais às 19h são:
Ocorrências: 32
Locais atingidos: 15 bairros
Pessoas atingidas/ocorrências: 112
A Defesa Civil informou ainda que não existem pessoas desaparecidas, desabrigadas, desalojadas ou em abrigos públicos até às 19h desta quarta-feira (4).
Deixe seu comentário