Nos próximos dois meses, a instituição blumenauense irá realizar uma consultoria no Hospital de Gaspar

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 11H55MIN

A Prefeitura de Gaspar admite que o custo mensal do Hospital de Gaspar está bastante elevado. Hoje, são cerca de R$ 3,5 milhões mensais repassados à instituição para cobrir as despesas com pessoal, insumos entre outros. O governo municipal é praticamente o único mantenedor da Casa de Saúde, que é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Por isso, a Comissão Interventora, que vem se renovando há quase dez anos na tomada de decisões em relação ao hospital, está buscando soluções para redirecionar a gestão da Casa Hospitalar, buscando reequilibrar as contas e potencializá-la financeiramente. Neste sentido, administração do hospital, Prefeitura de Gaspar e Hospital Santo Antônio assinam, na próxima segunda-feira, dia 26, um convênio. O objetivo é que o hospital blumenauense realize, nos próximos dois meses, um diagnóstico completo da situação do Hospital de Gaspar. A informação foi dada pelo secretário Municipal da Saúde, Júnior Hostins, em entrevista à Rádio 89FM na manhã desta terça-feira (20). 

Segundo ele, esse diagnóstico pode levar, inclusive, o Hospital Santo Antônio a assumir a gestão do Hospital de Gaspar. "Tudo vai depender do resultado da consultoria", explicou o secretário. Segundo Hostins, o Hospital de Gaspar passaria a ser um hospital de retaguarda do Santo Antônio. Neste caso, cirurgias de média e baixa complexidade passariam a ser transferidas do Santo Antônio para Gaspar. Hoje, a capacidade do centro cirúrgico está bem acima da demanda. Hostins afirmou ainda que a escolha do Santo Antônio deve-se ao know how que a instituição hospitalar tem no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Hoje, o Santo Antônio é considerado um dos melhores hospitais do país em atendimento pelo  SUS", enfatizou o secretário. Cerca de 92% dos atendimentos no Santo Antônio são pelo SUS, algo muito próximo do que também ocorre no Hospital de Gaspar. Pesquisa, divulgada em março deste ano, que estabelece o ranking “World’s Best Hospitals 2023, da revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista Inc, colocou, pela primeira vez, o Hospital Santo Antônio no ranking dos melhores hospitais do Brasil. A reportagem procurou a direção do hospital Santo Antônio, porém, até o fechamento desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para que, ambas as partes, possam dar mais detalhes sobre o convênio.

Em nota enviada à redação do JM, a Prefeitura de Gaspar confirma a assinatura do convênio, na próxima semana, e explica que será uma consultora para diagnóstico situacional do Hospital de Gaspar. A nota, na íntegra. "Na próxima semana a Prefeitura de Gaspar, através do Hospital de Gaspar, deve contratar uma consultoria do Hospital Santo Antônio. Durante 60 dias o corpo técnico do Hospital Santo Antônio deve fazer um diagnóstico situacional da casa de saúde de Gaspar. Além de apontar pontos de melhoria, o relatório pode resultar em parcerias futuras entre as duas instituições. A intenção é de promover cooperação para aprimorar o atendimento e reduzir os custos com recursos públicos municipais do Hospital de Gaspar".