Hora e vez de investimentos
-
Dida: ?avanço em várias áreas, mas ainda precisamos fazer mais pela cidade de Ilhota? / FOTO ARQUIVO JORNAL METAS (Fotos: )
O prefeito Érico de Oliveira, o Dida, faz um balanço dos dois anos e meio de administração e projeta o futuro
Em sua primeira experiência à frente do Executivo ilhotense, Érico de Oliveira, o Dida, admite que encontrou mais dificuldades do que esperava, desde o sucateamento de máquinas e equipamentos até a quase perda de alguns convênios importantes na captação de recursos para obras de infraestrutura na cidade. Agora, com a casa em ordem, Dida iniciou uma outra etapa na sua administração, que é executar as obras prometidas em campanha. Evidente que os recursos são escassos, o que não é diferente de outros municípios do país, mas aí entra a experiência de Dida como empresário bem-sucedido e planejamento. Nesta entrevista, ao Jornal Metas, o prefeito de Ilhota cita uma extensa lista de obras que já realizou e promete outras que entende como fundamentais para o desenvolvimento do município. Sobre o seu futuro político, ele desconversa quando o assunto e reeleição, mas não deixa de elogiar o bom relacionamento com a Câmara de Vereadores, que tem sido importante para a continuidade do seu projeto de governo. Confira a seguir
Jornal Metas: Qual a real situação que o senhor encontrou a Prefeitura de Ilhota em janeiro de 2017?
Érico de Oliveira (Dida): Pegamos a prefeitura com algumas dívidas, como por exemplo com a empresa responsável pela coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos; precatórios de 2016 para ser pago e dívidas com pequenos fornecedores. Além disso, o parque de máquinas da prefeitura estava sucateado, e quase a totalidade dos equipamentos não se encontrava no pátio da Secretaria Municipal de Obras, mas na empresa responsável pela manutenção. Havia apenas uma retroescavadeira à disposição da Secretaria. Tivemos ainda contratempos com prestações de contas atrasadas de convênios antigos e também não tínhamos Certidões Negativas de Débitos (CNDs. Por causa dessas situações quase perdemos convênios importantes, mas com muito empenho conseguimos resgatar e executar as obras desses convênios, como por exemplo a pavimentação asfáltica da Rua Modesto Vargas, que era muito esperada pela comunidade. Tivemos também problemas de contrato com a CASAN, que já estava vencido desde 2007 e a falta de investimentos na área, bem como pegamos vários setores da administração sem funcionários.
JM: O senhor esperava encontrar tantas dificuldades?
Dida: Não imaginei encontrar a prefeitura nesta situação.
JM: É nas obras que aparece o trabalho. Quais as principais que o senhor pode elencar até aqui?
Dida: A revitalização da Praça Charles Maximiliano Van Lede, a pavimentação asfáltica da rua Modesto Vargas e a capela mortuária, inaugurada recentemente. Esta última obra teve recursos da parceria da Câmara de Vereadores com o Executivo na devolução dos recursos do orçamento do Legislativo. Usamos este dinheiro para construir a capela mortuária, um espaço para que nossa população possa velar seus entes queridos com mais humanização. Também reformamos e ampliamos a Secretaria Municipal de Saúde, bem como criamos o novo espaço da Farmácia Básica.
Outras obras são a requalificação do prédio da antiga prefeitura e a conclusão da construção do Centro de Educaçãi Infantil (CEI), no bairro Pedra de Amolar, obra que estava inacabada. Após nos livrarmos dos entraves junto ao FNDE, conseguimos licitar e acabar o Centro. Quando chego lá fico emocionado pelo carinho que recebo das crianças e funcionárias. Ainda na área da Educação, cito a reforma da Escola Domingos José Machado, com novo laboratório de informática e espaço de recreação e prática de educação física. Iniciamos ainda a reforma e ampliação da Escola Municipal Alberto Schimitt, que terá novos espaços para melhor qualidade do ambiente escolar, e a reforma e ampliação do CEI Professora Gianna. No esporte e recreação, reformamos o campo de futebol e o espaço multiuso.
Pavimentamos também diversas ruas, como a Estrada Geral Boa Vista, trecho da João Domingos Pereira, Pedro Arnoldo da Silva, Erotides Correa, José Izidro Vieira, Manoel Ramos da Cunha, dolfo Mann, Pedro Vieira Ramos, Estrada Geral Pocinho, Adolfo Reinert, Argentino Hilário Maba, Carlos Sabino de Souza, Água Santa, Marcelino Carlos Thomé, Inês Eufrasia de Jesus, Arthur Farias, Silvio Rampelotti, Estrada Geral do Baú, Padre Roberto Wirobeck e Pedro Ramos
JM: Tem outras grandes obras que o senhor ainda pretende executar neste governo?
Dida: Sim. Revitalização do trecho urbano da SC-412 com recapeamento e construção de calçadas, ciclovia e acessibilidade. Esta é uma das principais obras que queremos executar, pois é onde está localizado o nosso comércio, as lojas dos confeccionistas. O nosso eixo gerador de empregos da cidade está neste entorno, sendo nosso cartão de visita. A revitalização deste espaço dará um novo visual para a região central da cidade, nosso cartão-postal.
Vamos continuar investindo na pavimentação de ruas, com prioridade para a Bonifácio Maba, Joao Domingos Pereira e Amaro Luiz de Souza, que formam um eixo de mobilidade que liga três importantes bairros: Ilhotinha, Missões e Minas. Os recursos são oriundos de um financiamento que conseguimos junto ao Badesc, que foi liberado há poucos dias e já está no setor de licitação para iniciar o processo.
A pavimentação asfáltica do Morro do Baú, trecho da Estrada Geral, sendo um grande sonho daquela comunidade, com aporte de recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Rogério Peninha mendonça fizemos o projeto que foi aprovado e está em fase de execução. Queremos, em breve, entregar para aquela comunidade esta importante obra.
Pretendemos ainda construir dois pórticos de acesso à cidade com recursos do Ministério do Turismo. Os projetos já foram finalizados e agora estão na parte de velidação na Caixa econômica Federal, para que em breve possamos licitá-lo. .
A macro e micro drenagem completa do bairro Vila Nova é outro grande projeto que a comunidade espera, pois a cada chuva fica apreensiva, com medo de novas inundações. Concluímos há poucos dias o projeto, e agora está em análise para que tão logo seja aprovado e possamos dar início à obra. Tão logo seja concluída a drenagem vamos pavimentar as vias.
JM: E na área do lazer?
Dida: O espaço do antigo campo de futebol municipal, no centro da cidade, precisava ser revitalizado. Nós conseguirmos resgatar o convênio da construção do novo campo, um espaço multiuso, e fomos atrás de mais recursos para que fosse complementado também com espaços de para o lazer. Aí surgiu a ideia da construção do Parque Municipal Central, espaço com ciclovia, calçadas, área de lazer para as crianças, arborização e iluminação para que os munícipes e turistas possam encontrar um local aconchegante.
A busca de recursos muitas vezes é demorada e a aprovação dos projetos por parte dos órgãos concedentes mais ainda. Mas, enfim, conseguimos os recursos e aprovamos o projeto, já foi licitado e a empresa vencedora está se mobilizando para, em breve, iniciar a obra. Estamos ainda trabalhando para a conclusão do projeto de pavimentação completo da rua Severo Silveira Ramos, nas Minas, começando na capela Santa Luzia. Há poucos dias, a empresa que está executando os ensaios esteve na rua e já fez todo levantamento e análise, pois queremos aprovar o projeto, licitá-lo e iniciar a obra ainda este ano.
JM: Na área da saúde também houve avanços significativos. Quais o senhor considera os mais importantes?
Dida: Avançamos muito nos últimos anos na área da saúde. Atualmente todas as unidades possuem médicos e novos equipamentos foram implantados. Estamos reformando as unidades de saúde e disponibilizando o novo espaço da farmácia básica, totalmente equipado. A população tem mais agilidade nos agendamentos de consultas, ambulâncias novas foram entregues para o maior conforto dos munícipes. Mas, entre todos os avanços que tivemos, destaco a implantação do Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde, além da contrataçãos de novos médicos.
JM: E na educação? Quais os avanços?
Dida: Investimos em reformas nos CEI's e escolas, como mobiliário novo, climatização, ambientes adequados para o aprendizado, parquinhos para motivar as crianças. Entregamos ainda quatro novos ônibus e um veículo master 16 lugares. Tanto os CEI's quanto as escolas estão totalmente abastecidas com alimentos. A alimentação é pensada para compor um cardápio balanceado para as nossas crianças.
JM: O senhor tem maioria na Câmara de Vereadores. Isso tem ajudado o governo na aprovação de projetos. Como manter esse bom relacionamento já que no próximo ano tem eleições?
Dida: Sim, tenho um ótimo relacionamento com os vereadores que querem o crescimento do município. Os vereadores têm sempre nos dado apoio, como no caso da devolução dos recursos do duodécimo já citado aqui, e que foram aplicados na construção da Capela Mortuária. Afinal, a Câmara Municipal é uma peça importante na administração pública, sendo que o prefeito sozinho não faz nada.
JM: O senhor é candidato à reeleição?
Dida: O foco agora é executar as obras e dar continuidades aos convênios e cuidar da administração. A reeleição será consequência natural do trabalho que vem sendo desenvolvido, mas a decisão somente será tomada no momento certo, em conjunto com minha família e claro, o meu partido.
JM: Neste 21 de junho, aniversário de 61 anos do município, qual o grande presente que o senhor gostaria de dar para o povo de Ilhota?
Dida: O maior presente que posso dar para Ilhota é a força do meu trabalho honesto e comprometido, para a construção de um legado de desenvolvimento e inclusão em prol do povo desta minha amada cidade. Nestes 61 anos de emancipação, quero aqui desejar parabéns a todo povo ilhotense, gente de bem, guerreiro, que não mede esforços na busca do crescimento e melhores dias para essa cidade maravilhosa. "Feliz aniversario minha querida cidade!
Deixe seu comentário