Evento acontece na próxima quinta-feira, dia 7
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realiza no dia 7 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento ocorre na Sociedade Canarinhos, na Rua Pedro Nicolau Isensee, Coloninha, a partir das 8h30. A conferência municipal é aberta para toda a comunidade participar.
O objetivo do evento é reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências e encontros anteriores, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.
A secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos, destaca a importância do evento. "Queremos que a população participe da conferência, porque é um momento em que a gente conversa com as pessoas e assim conseguimos aprimorar nossas políticas públicas voltadas à saúde mental de Gaspar. A conferência nos ajuda a nortear qual caminho a gestão vai seguir para melhorar ainda mais o atendimento da população", explica Silvania.
O tema escolhido para a conferência foi "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS" que será discutida com Professor e Coordenador de Saúde Mental de Blumenau, Jorge Fernando Borges de Moraes. O tema tem como objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.
Após a palestra, serão realizadas as discussões dos eixos específicos que são: I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Com o fim dos debates, será redigido um relatório com as propostas aprovadas nos grupos de trabalho e por fim, serão levadas para a Conferência Macrorregional, que ocorre nos dias 24 e 25 de maio, em Blumenau. Já Conferências estaduais do Programa do Conselho Nacional Saúde Mental serão realizadas até 31 de abril e a nacional ocorre de 18 a 20 de maio.
Deixe seu comentário