PANDEMIA
Gaspar inicia mudança no protocolo de testagem da Covid-19
20/01/2022 11:39
Testes antígenos devem ser priorizados em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira, dia 20, passa a adotar o novo protocolo de testagem para detecção da Covid-19 no município. A medida é recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Santa Catarina (Ofício Circular nº 005/2022), por conta do risco eminente da falta de insumos em decorrência da alta demanda por exames em todo país.
Entre os dias 7 e 19 de janeiro foram realizados mais de 4 mil atendimentos no Centro de Triagem na Arena Multiuso de Gaspar, uma média de 360 pacientes diários. Para garantir o melhor aproveitamento dos testes, o uso será indicado após criteriosa avaliação e prescrição médica.
De acordo com o novo protocolo do Governo Estadual, os testes antígenos devem ser priorizados em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização, pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades - de acordo com as definições utilizadas para a vacinação Covid-19), trabalhadores de estabelecimentos de Saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho), triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos e profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais, e presenciais, como profissionais de segurança.
O protocolo recomenda evitar a testagem em pessoas assintomáticas (inclusive contatos), como requisito para sair do isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou entrada em estabelecimentos.
Os demais pacientes com sintomas serão avaliados pela equipe técnica de saúde e receberão orientação de isolamento e tratamento conforme a situação de cada paciente. "Os casos positivos continuarão a ser contabilizados conforme critério clínico, como já prevê o protocolo da DIVE desde o início da pandemia", explica a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos.
A Prefeitura de Gaspar está com dois pregões emergenciais abertos para aquisição de testes para detecção do vírus. Ainda não há previsão de chegada, visto que ainda não há fornecedores que atendam a demanda. A maioria das empresas não consegue atender o consumo crescente, de forma imediata, dos municípios. "A nossa prioridade é garantir total assistência aos pacientes que apresentam condições que possam evoluir para casos graves de Covid-19. Estamos enfrentando o racionamento de testes e também um percentual elevado de profissionais da Saúde afastados. É preciso que a população nos ajude a enfrentar essa atual fase, garantindo a vacinação, seguindo os protocolos sanitários e principalmente evitando aglomerações", destaca a Secretária.
De acordo com o médico infectologista Ricardo Freitas, os estudos apontam que este é o curso natural da pandemia. "Com o avanço da vacinação e a redução de casos graves, a tendência é a COVID-19 começar a ser tratada como uma enfermidade como a influenza, sem a necessidade de testagem em massa ou outras ações específicas", explica. Ele ainda reforça que este é o cenário que se apresenta no momento, "porém, a situação é muito maleável e pode mudar de uma hora para outra, conforme a evolução da pandemia".
Centro de Triagem
O Centro de Triagem de Gaspar está localizado na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, das 8h às 16h.