Polícia investiga atuação de facção criminosa no Estado

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, dia 20, a operação Guardião do Norte III, que tem como objetivo o cumprimento de 29 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Camboriú, Navegantes, Blumenau, Braço do Norte e em Gaspar. O alvo da operação são integrantes de uma facção criminosa de atuação interestadual.
A operação é resultante de investigação promovida desde 2020 pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com atuação especializada no combate ao crime organizado e está sendo realizada pelo 21º Batalhão de Polícia Militar, com apoio técnico e operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Os mandados foram requeridos à Justiça em Procedimento de Investigação Criminal da 39ª Promotoria de Justiça e deferidos pela Vara Metropolitana da Capital.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.