Gaspar aplica quase mil doses

Secretaria Municipal da Saúde explica porque faltou vacina no ESF do Santa Terezinha

Gaspar aplica quase mil doses

No sábado (21), as Estratégias de Saúde da Família (ESF) atenderam 1.491 crianças nas unidades, onde foram aplicadas 914 vacinas, e emitidas declarações para os pais que não puderam comparecer às ESFs durante a semana. A ação fez parte do “Dia D” da Campanha de Multivacinação, que começou em 16 de outubro e segue até 28 de outubro. O objetivo foi colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes (menores de 15 anos). Os ESFs ficaram abertos das 8h às 16h.

“Esse é um grande esforço da Secretaria de Saúde para aumentar o percentual de cobertura vacinal dos gasparenses. Proteger a população é nossa prioridade. Temos essa consciência e tenho certeza de que a população também já aprendeu que a vacina salva vidas e previne doenças”, afirma o Secretário de Saúde, Santiago Martin Navia.

A campanha nacional de multivacinação engloba as seguintes imunizações: BCG, Hepatite B, Pneumocócica, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pentavalente, Febre amarela, Tríplice viral, Meningocócica ACWY, Varicela, DTP (tríplice bacteriana), Poliomielite oral, HPV, Gripe e Dupla adulto (antitetânica).

Falta de vacinas
Em algumas Estratégias de Saúde da Família faltou vacina. É o caso da ESF do Santa Terezinha. Raquel Faria dos Santos, moradora do bairro, levou seus dois filhos, de quatro meses e 9 anos, por volta das 13h, para tomarem as doses. Uma delas era a HPV, para a filha de 9 anos. Segundo a mãe, ao chegar ao ESF já havia 20 pessoas na fila. Em seguida, as enfermeiras informaram que não havia mais doses da HPV. Raquel então retornou para casa, assim como outras mães que também aguardavam para vacinar seus filhos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não tem responsabilidade pela quantidades de vacinas, pois elas são enviadas aos municípios pelo governo do estado e que apenas distribui as doses para as unidades de saúde conforme a disponiblidade. No caso da HPV, o município recebeu apenas 100 doses que foram fracionadas entre as unidades de saúde. Ainda segundo a Prefeitura, a ESF do Santa Terezinha foi reabastecida com vacinas por volta das 13h, mas por ser uma campanha de multivacinação, a demanda é sempre grande.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube