Com os recentes aumentos no preço da gasolina, a dúvida está de volta para quem tem carro motor flex

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Com o preço da gasolina disparando nas bombas, um velho cálculo volta a atormentar a vida do cidadão que tem carro com motor flex (bicombustível). É mais barato rodar com gasolina ou etanol? O que pesa menos no bolso? Neste momento, a tendência, na região do Vale do Itajaí, mesmo com os quatro aumentos somente este ano, ainda é pela gasolina, mas os motoristas precisam ficar atentos e pesquisar porque o preço da gasolina está variando bastante nas bombas. Em Gaspar, por exemplo, ainda tem estabelecimento cobrando abaixo de R$ 5 pelo litro da gasolina, mas outros já chegaram a R$ 5,10 ou mais. O cálculo para saber qual o combustível mais viável é bastante simples e pode ser feito no momento do abastecimento. Pegue a calculadora e divida o valor do preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou menor a 0,7 é melhor rodar com etanol no tanque. Um exemplo: se o litro do etanol custa R$ 4,00 e o da gasolina R$ 5,00, a divisão entre os dois valores será de 0,8. Portanto, o melhor ainda é abastecer com gasolina.

Mas, de onde saiu esse 0,7? A gasolina é feita de diversos hidrocarbonetos, que evaporam em diferentes temperaturas. Já o etanol é só um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Tem mais octanagem, o que permite taxas de compressão maiores. Por outro lado, seu poder calorífico é de 70% do poder da gasolina. Isso é o que gera esse indicador (0,7) na hora de abastecer, porém, em veículos de última geração já existem cálculos que indicam que abaixo de 0,75 já é vantajoso usar o etanol. Em geral, o etanol dá mais potência ao motor, mas precisa de mais litros para se equivaler a gasolina. Isto para um veículo cujo motor está bem regulado. Pode ser que o motor do seu carro precise consumir mais etanol. Neste caso, a sugestão é fazer a relação de cálculo de consumo. Encha o tanque e anote a quilometragem. Rode, por exemplo, 100km, e retorne ao posto de combustíveis para completar o tanque. Pegue o número de litros colocados e divida pelos 100km rodados e você terá a média que o seu carro faz por quilômetro rodado. Repita três vezes esse procedimento, para cada tipo de combustível, para poder ter uma média mais exata. Em carros com computador de bordo é mais fácil saber, pois no painel já marca a média de quilômetros por litro. Pode parecer trabalhoso, mas vai fazer o motorista economizar um valor razoável em médio prazo.