Prefeitura está aceitando, até a segunda-feira (12), trabalhos para exposição na Feira Municipal de Matemática
A Secretaria Municipal de Educação prorrogou até a próxima segunda-feira, dia 12, o prazo para a seleção de trabalhos para a 37º Feira Regional de Matemática. Serão escolhidos 22 projetos para serem exibidos no evento que acontece no mês de agosto.
Os trabalhos devem contemplar os conteúdos da área de matemática, independentemente da disciplina de origem do professor responsável, das escolas de ensino fundamental e médio, centros de desenvolvimento infantil, institutos técnicos, universidades e faculdades, da rede pública e privada de Gaspar. Todas as orientações, ficha de inscrição e modelo do resumo estão disponíveis no regimento interno de seleção de trabalhos, no site da Prefeitura de Gaspar (www.gaspar.sc.gov.br).
Além disso, podem se inscrever na categoria Educação Especial os estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno do ensino regular, bem como aqueles que frequentam instituições de Educação Especial, desde que os projetos desenvolvidos estejam relacionados à matemática. Já na categoria Comunidade, serão aceitos trabalhos provenientes de projetos não curriculares, desenvolvidos por membros da comunidade em geral, como ONGs, oficinas, organizações sociais e ideias individuais, desde que envolvam conhecimentos matemáticos. A Feira de Matemática tem a proposta de despertar o interesse pelos conhecimentos matemáticos, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas, divulgar pesquisas na área, destacar a presença da disciplina em diversos contextos sociais, além de contribuir para a formação integral dos participantes e enfatizar o protagonismo das crianças/estudantes e a criatividade dos professores orientadores. Além disso, serão explorados recursos tecnológicos e de comunicação disponíveis atualmente, como forma de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Pista de bike
Foi por meio da Feira de Matemática que o CDI Sônia Gioconda Beduschi, por exemplo, foi palco da construção de uma pista de bicicleta idealizada por alunos engajados em promover a mobilidade sustentável. Utilizando conceitos matemáticos para o dimensionamento e a segurança da pista, os alunos conseguiram transformar a ideia em realidade. Agora, a comunidade escolar e os moradores próximos podem desfrutar de um espaço adequado para a prática de atividades físicas, contribuindo para a promoção da saúde e lazer. Outra iniciativa bem-sucedida foi a implantação de uma cisterna de água na EEB Prof. Vitório Anacleto Cardoso, desenvolvida por estudantes preocupados com a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos hídricos.
Deixe seu comentário