Bernardo Schramm vai ter a missão de buscar o bicampeonato da escola no concurso

Finalista na primeira e vencedora da segunda edição do Concurso de Oratória de Gaspar, a Escola Vitório Anacleto Cardoso já tem o seu orador para a etapa municipal, que acontece no mês de novembro. Bernardo Schlemper Schramm, de 14 anos, aluno do 8º Ano. A escolha aconteceu na tarde desta quinta-feira (5), no ginásio da escola, onde participaram 12 estudantes das turmas de 8º e 9º Anos. Em segundo lugar ficou a estudante Paôla Lima de Barros, do 8º Ano, e em terceiro Bárbara Fernandes Riffel Siqueira, do 9º Ano.

Bernardo disse estar muito feliz e que vai se preparar ainda mais para a etapa municipal, onde defenderá o título de campeã da escola da margem esquerda. Ele contou que foram mais de 30 dias se preparando desde que o seu texto foi aprovado pelos professores de Língua Portuguesa. Disse ainda que estava tranquilo e que o tema é bastante interessante.

Bernardo Schramm

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação definiu um tema bastante atual e provocativo: “Fake News” ou notícias falsas. “Eu tudo posso, então eu crio e compartilho” e “Eu sou dependente, por isso consumo”.  O assunto despertou o interesse entre os estudantes e os 12 oradores mostraram domínio e conhecimento em suas apresentações. Por isso, a comissão julgadora, formada por professores das redes municipal e privada, além do jornalista Alexandre Melo, coordenador de redação do Jornal Metas, teve muito trabalho para decidir, tanto é verdade que a pontuação acabou sendo apertada entre os três primeiros colocados. Os candidatos foram avaliados em vários quesitos, como interatividade com o público, estrutura de texto, clareza, entonação de voz e criatividade. 

A diretora adjunta Juliana Pereira Mabba Schmitt

  

Para a diretora da Vitório Anacleto Cardoso, Sirlei Silva Miranda, o Concurso de Oratória é uma oportunidade dos alunos exporem suas ideias, além de aprenderam algo importante para a vida que é apresentar-se em público. “A gente só percebe que precisa no futuro, pois a oratória faz parte do nosso dia a dia”, observou a diretora. O professor de Língua Portuguesa, Timóteo Antônio Lemos parabenizou os estudantes pelas excelentes apresentações e sugeriu que o tema, no próximo ano, seja definido por uma comissão multidisciplinar da Secretara de Educação. A professora Mara Lúcia Lima Minosso fez questão de destacar que o concurso só alcançou sucesso na Vitório Anacleto Cardoso porque teve respaldo da direção da unidade de ensino e envolvimento de muitas pessoas. Ela também elogiou o nível das apresentações e agradeceu a participação dos 12 candidatos. “Nós gostaríamos de escolher os 12 para participar da etapa municipal, mas infelizmente o regulamento diz que só um vai poder representar a escola”, finalizou Mara. O cerimonial do evento foi conduzido pela professora diretora adjunta Juliana Pereira Mabba Schmitt. 

Paôla Barros
Bárbara Fernandes
A comissão julgadora
Os professores Timóteo e Mara com os alunos que participaram do concurso de oratória


Os professores com os três vencedores




Os 12 candidatos













Tags

  • Educação
  • Ensino
  • Escola
  • Gaspar
  • vitório