Alunos das Séries Iniciais da Vitório Anacleto Cardoso participam dos projetos “Soletrando” e o Desafio Matemático”
Na busca pelo aprimoramento acadêmico e estímulo ao desenvolvimento de habilidades específicas, a Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso tem promovido competições educacionais envolvendo soletração e cálculos matemáticos com os alunos do 1º ao 5º ano.
No impacto educacional essas competições não apenas estimulam o aprendizado, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e um ambiente escolar estimulante e dinâmico.
Para a coordenadora dos anos iniciais, Lorena Linhares Zimmermann, as competições de soletração e desafio matemático vão muito além de um mero reconhecimento de talentos. Elas atuam como uma poderosa ferramenta de estímulo ao aprendizado, transformando o conhecimento em uma jornada lúdica e desafiadora para os alunos. Através desses desafios, os estudantes não apenas demonstram suas habilidades, mas também cultivam a resiliência, concentração e o gosto pela superação, aspectos cruciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos mesmos.
Além disso, a realização desses eventos só foi possível graças ao apoio e dedicação dos professores, Shirley Terezinha de Amorim Seibel, Vera Lúcia Spengler Theiss, Jane da Aparecida da Silva, Kátia Michel Schmitt, Dilcimar Ribeiro Fonseca, Marilaine Martinez e Adriany Araujo Lopes, e dos nossos patrocinadores, que contribuíram financeiramente para a aquisição dos prêmios surpresa. “A escola expressa sua profunda gratidão e reconhecimento à empresa Paxá Confecções Ltda, a APP da instituição, cujo apoio foi fundamental para enriquecer a experiência dos alunos, tornando essas competições ainda mais recompensadoras e estimulantes”, diz a diretora da escola e a diretora Sirlei Silva de Jesus Miranda.
Projeto Soletrando (1º ao 5º anos): a competição, iniciada em 2019, gira em torno das habilidades dos alunos em soletrar palavras de um banco preparado previamente para estudo em casa. Dividido em três etapas distintas por turmas, o desafio incorpora palavras do banco previamente conhecidas, além de palavras surpresa, exigindo dos participantes agilidade e conhecimento. Os seis melhores alunos de cada turma avançam para a etapa seguinte, culminando em uma final classificatória, na qual todos os seis recebem reconhecimento com medalhas e certificados. Os três alunos mais destacados da etapa final são agraciados com prêmios surpresa, em reconhecimento à sua excelência e habilidade demonstradas durante o desafio.
Projeto Desafio Matemático (4º e 5º anos): no desafio matemático, os alunos dos 4º e 5º anos enfrentam a resolução de cálculos mentais das quatro operações fundamentais. As turmas competem entre si, e os vencedores avançam para uma etapa final, os três mais hábeis são reconhecidos com medalhas, certificados e prêmios surpresa. O projeto foi implantado em 2023.
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