Entre elas está o melhor aproveitamento do centro cirúrgico e aumento dos atendimentos de convênios e particular

Aumentar a taxa de ocupação e otimizar o tempo médio de permanência, o melhor aproveitamento do centro cirúrgico e o aumento dos atendimentos de convênios e particulares. Estes são alguns dos pontos levantados ao final do diagnóstico administrativo e operacional do Hospital de Gaspar. O resultado foi apresentado nesta terça-feira (21) aos membros da comissão formada pelos vereadores. O diagnóstico foi realizado por uma equipe multidisciplinar do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, e traça a situação atual de diversas áreas como administrativa, financeira, pronto socorro, centro cirúrgico, internação, entre outros. O relatório aponta 10 ações a serem implementadas para melhorar a gestão e a prestação de serviços da instituição.

O relatório sugere, como medidas que podem ser tomadas a curto prazo, revisão de contratos, novas habilitações e o aprimoramento de projetos e planejamentos administrativos. Com o diagnóstico em mãos, a comissão interventora e a administração do Hospital de Gaspar vão elaborar um plano de ação estratégico. Foram identificadas, das 51 ações, quais as mais urgentes a serem aplicadas e o tempo e esforços necessários para que cada uma seja solucionada ou implantada.

O secretário de Fazenda e Gestão Administrativa e presidente da Comissão Interventora, Marcos da Cruz, reforça que diversas ações já foram colocadas em prática durante a consultoria. “No período de consultoria estivemos em contato constante com a equipe do Hospital Santo Antônio e foi possível dar andamento a algumas ações antes mesmo de recebermos o relatório final. Um exemplo foi a revisão de contratos com fornecedores e as habilitações do Hospital de Gaspar junto aos órgãos competentes. Já avaliamos diversas situações e estamos tomando as devidas providências”, revelou.

De acordo com o prefeito Kleber Wan-dall, uma das questões que mais chamou a atenção foi de que vários itens apontam a capacidade de ampliação de alguns serviços como internação e cirurgias. "Temos certeza de que, com o esse serviço do Hospital Santo Antônio e a equipe que temos hoje trabalhando na reformulação do planejamento e na aplicação das oportunidades de melhoria, teremos avanços significativos nos serviços prestados pelo Hospital de Gaspar para a população e na gestão dos recursos financeiros”, salienta. A administração do hospital explicou que há pontos que podem ou devem ser implantados a curto, médio e longo prazo.

Nova gestora

Não são apenas novas ações que serão tomadas para reverter o quadro crítico financeiro do Hospital de Gaspar. A partir desta quarta-feira (22), Aline Cristiane Deichmann da Cruz assumiu a gestão administrativa da instituição. Ela já atua na administração municipal desde 2017 passando por cargos na Secretaria de Saúde e também e na Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa. 

Aline é formada em Enfermagem pela Univali e possui especializações em Auditoria e Sistemas de Saúde, pela Universidade São Camilo; Metodologias Ativas e Regulação em Saúde, pelo Sírio Libanês; e em Gestão de Projetos pela Univali. Atuou por nove anos na coordenação de regulação em saúde do município de Guabiruba e desde 2017 é servidora pública da Prefeitura de Gaspar. Na administração de Gaspar já esteve a frente da diretoria de regulação e planejamento estratégico, escritório de projetos, serviços especializados, diretora de convênios, superintendente de saúde e secretária adjunta de Fazenda e Gestão Administrativa.

A nova diretora já acompanhava as ações da consultoria contratada do Hospital Santo e Antônio e deve seguir os encaminhamentos implantando as oportunidades de melhorias identificadas. “Nosso objetivo é aprimorar ainda mais os serviços prestados ao cidadão e aos usuários do sistema de saúde e continuar o processo de melhoria da saúde financeira e otimizar os recursos investidos no nosso Hospital. Muito já foi feito e seguiremos implantando metodologias e ações para aprimorar o atendimento”, salienta Aline.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, acredita que a nova diretora possa dar continuidade de forma eficiente às mudanças que ainda precisam ser feitas buscando a melhoria do atendimento às pessoas. “Aline tem nos ajudado de forma eficiente em diversas ações e setores da administração e fico feliz por ela ter aceitado o nosso convite de assumir mais esse desafio. Estamos com o diagnóstico da consultoria do Hospital Santo Antônio em mãos, ela já estava a frente da aplicação das oportunidades de melhorias como membro da comissão interventora e tenho certeza que continuará esse trabalho. Nós já evoluímos muito no aprimoramento dos serviços do nosso Hospital, desde a parte administrativa com recuperação do certificado de filantropia, alvarás até ampliação de atendimento médico, reforma de maternidade e centro cirúrgico, implantação do centro de diagnóstico por imagens, laboratório de análises clínicas e a UTI. Agora vamos continuar avançando na melhoria desses serviços”, reforça o prefeito. A saída de Alan Vieira, segundo a administração municipal, se deu a pedido dele. Alan assumiu o cargo de diretor administrativo da Secretaria de Saúde.