Feriado de Finados deve levar milhares de pessoas aos cemitérios. Prefeitura reforça orientações

Uma das datas em que a comunidade tira para expressar luto, saudade e realizar homenagens aos falecidos é o Dia de Finados, lembrado nesta quinta-feira, dia 2 de novembro. Com a chegada do feriado, a comunidade se mobilizou para deixar os túmulos dos entes queridos limpos e organizados. Porém, levando em consideração que o município está em alerta para os casos de dengue, a prefeitura de Gaspar destaca que, como no ano passado, está proibida a colocação de vasos, flores e qualquer objeto que possa acumular água sobre os túmulos. A orientação é válida tanto para o cemitério do bairro Santa Terezinha quanto do Barracão.
Atualmente, Gaspar tem 700 focos do mosquito Aedes Aegypti e 62 casos confirmados da doença. Sete bairros são considerados infestados, sendo eles, Coloninha, Margem Esquerda, Centro, Figueira, Bela Vista, Sete de Setembro e Santa Terezinha.


Sem vasos

A prefeitura de Gaspar lembra que a limpeza das áreas comuns do cemitério é feita pela secretaria de Obras, que durante as últimas semanas reforçou o trabalho e as roçadas no local, visando deixar um ambiente mais limpo e agradável.
Já a limpeza dos túmulos é de responsabilidade das famílias, bem como a aquisição de produtos e materiais de limpeza. Os cemitérios municipais disponibilizam algumas torneiras, mas a orientação é que a comunidade opte por levar a água em baldes e não utilize mangueiras, para que todos possam usufruir da água sem um longo tempo de espera. A reportagem tentou conversar com o chefe de gabinete, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, mas ele não retornou as nossas ligações. Porém, em para a rádio 89 FM na manhã de terça-feira (31) ele voltou a lembrar da proibição de vasos com flores ou qualquer outro objeto que possa acumular água em função de focos da dengue. “Nós gostaríamos que as pessoas pudessem, no Dia de Finados, levar as flores como uma forma de homenagear os seus entes queridos. Essa é a vontade do poder público, porém nós esbarramos em uma questão de legislação e também em uma orientação técnica da nossa Vigilância Sanitária no que diz respeito à dengue, uma questão de saúde pública. Nós temos uma notificação por parte da secretaria de Saúde, dos profissionais que estão dia a dia na casa das pessoas combatendo a proliferação do mosquito da dengue. A gente sabe que é uma coisa bastante complexa, que é uma coisa que vai se agravar principalmente nesse período que a gente entra de primavera e verão e, por essa orientação, está ainda proibido, neste momento, a colocação de vasos, de flores de qualquer tipo, tanto artificial quanto natural, no cemitério. A gente orienta e pede que as pessoas tenham essa consciência de realmente entender que é por uma questão de saúde pública”, explica. O bairro Santa Terezinha, onde está o maior cemitério municipal de Gaspar, é uma área considerada infestada pelo mosquito da dengue. Além disso, o chefe de gabinete também informou que próximo ao local há também um Centro de Educação Infantil (CDI), que atende mais de 200 crianças. “Obviamente também há preocupação com essas crianças, que estão ali durante todo o dia”. A ida ao cemitério, explica Lu, não está proibida, as pessoas podem e devem ir fazer a devida manutenção nos túmulos, homenagear seus entes queridos, mas a colocação de vasos e flores, infelizmente, ainda segue proibida”, reforça.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, também pede a compreensão da comunidade sobre a questão. “Estamos lidando com uma crescente no número de casos de dengue no nosso município. Temos que nos unir e não deixar que esse seja um ambiente para que as larvas do mosquito se proliferem. Sabemos da importância de demonstrar o afeto aos nossos entes com flores, mas infelizmente o mosquito não sabe. Vamos nos proteger”, pede.



Confira as missas de Finados nas Paróquias de Gaspar

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
9h30 - Missa na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista.

Paróquia São Pedro Apóstolo
8h e 19h - Missa na Igreja Matriz, no Centro
9h30 - Missa na Comunidade Santo Antônio, no bairro Alto Gasparinho

Paróquia Sagrado Coração de Jesus:
9h - Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Belchior Alto, com Padre Rogério Rodrigues
9h - Comunidade São José, bairro Arraial do Ouro, com Diácono Vilson

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
10h- Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, bairro Barracão


O horário de funcionamento dos cemitérios, tanto do bairro Santa Terezinha quanto do Barracão, é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Para realizar a limpeza, a comunidade pode acessar o cemitério em qualquer dia e horário da semana. Durante o feriado, o cemitério estará em plantão, atendendo normalmente, exceto com o recadastramento de túmulos.

As ruas dentro do cemitério ficarão abertas durante o feriado, sendo possível estacionar o carro em um dos lados da via, onde não afete o fluxo do trânsito no local. Como são poucas vagas, o restante dos carros deverão ficar estacionados em frente a capela mortuária ou nos arredores do cemitério municipal. Para dúvidas ou mais informações, é possível entrar em contato com o cemitério pelo telefone WhatsApp (47) 3091-2024.