Ana Paula diz que governo vai injetar R$ 112 milhões na BR- 470
Em visita às obras de duplicação da BR-470 nesta sexta-feira, dia 23, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) anunciou a indicação de emenda ao Plano Plurianual Participativo (PPA) com mais recursos para ampliação de trechos catarinenses a serem duplicados, ou seja, a deputada quer garantir recursos para que a duplicação prossiga até Pouso Redondo, no Alto Vale, o que não está previsto no projeto original, que contempla 74km entre Navegan-tes e Indaial.
Em Gaspar, a deputada falou à imprensa, destacando a aceleração dos trabalhos após anúncio do governo federal de injetar R$ 112 milhões a mais nas obras. “Essa vistoria é importante, porque é uma obra que começou no governo do Partidos dos Trabalhadores e agora estamos dando continuidade de uma forma bem acelerada”, destacou Ana Paula. Ela explicou que, para esse ano, o governo federal dobrou o orçamento, chegando a R$ 279 milhões para as obras da BR-470. “O motivo da nossa vinda aqui é verificar se as empresas estão trabalhando adequadamente porque a pressa é grande. Essa obra já devia ter sido concluída há seis anos atrás, infelizmente houve um golpe (referindo-se ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff) no nosso país, mas agora representando o povo catarinense lá no congresso nacional a gente diz que tem que ter celeridade, nós queremos a duplicação já”, afirmou.
Novo projeto
A deputada catarinense e uma das representantes do Valçe do Itajaí no Congresso Nacional revelou que vai colocar no Plano Plurianual Participativo (PPA) deste ano a continuidade da duplicação até a cidade de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. “Num primeiro momento o que foi possível foi a duplicação de Navegantes, passando por Ilhota, Gaspar, Blumenau até Indaial, mas nós queremos essa obra concluída porque ela segue até o município de Campos Novos. Ela corta o litoral até o Oeste de Santa Catarina. É uma obra importante, aqui passa toda a economia do Estado, nossa proteína animal, nossos grãos para os portos e aeroportos, e também a garantia de vidas. Infelizmente é uma rodovia que tem vitimado muitas pessoas pela falta, inclusive, de manutenção, dos últimos anos, de sinalização e também da duplicação. A emenda que estou colocando no PPA é para que ela possa acontecer, já há um pré-projeto da duplicação até o município de Lontras, mas nós queremos a conclusão dela e vou trabalhar muito para a duplicação até o município de Pouso Redondo”, garantiu a deputada petista.
Nos quatro primeiros meses de 2022, durante o governo anterior, somente 11% do orçamento previsto para a BR-470 foi utilizado, equivalente a R$ 8,5 milhões, que foram aproveitados para ressarcir proprietários das terras desocupadas para o processo de duplicação.
Histórico de lentidão
A duplicação da BR-470 deveria ter sido concluída na metade da década passada. O edital de licitação dos dois primeiros lotes - 1 e 2 - foi lançado em maio de 2013, no governo petista de Dilma Rousseff, e assinado em 18 de julho do mesmo ano, ou seja, há nove anos e 11 meses. Inicialmente, as obras se concentraram no levantamento da fauna e da flora da região – uma exigência do Ibama - e desapropriação de faixas de terra ao longo dos 74km da rodovia. Em muitos casos, os valores passaram a ser contestados na justiça. Somente nas áreas em que não houve judicialização ou que pertenciam à União as máquinas puderam trabalhar. Questões políticas também desaceleram os trabalhos, além da crise econômica de 2015. Já a partir do Governo Bolsonaro veio a promessa de que as obras seriam retomadas. O então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Matos veio ao Estado para entrega de trechos duplicados da rodovia e prometeu a conclusão para 2023. Os trabalhos começaram a andar novamente, porém, veio a pandemia e os cortes em infraestrutura atingiram em cheio a BR-470 e outras obras federais em SC. Em 2021, o então governador, Carlos Moisés, sugeriu que Santa Catarina injetasse recursos estaduais na obra. Depois de muita polêmica, a Alesc aprovou um repasse R$ 465 milhões, sendo R$ 300 milhões para a BR-470, e o restante – R$ 265 milhões - distribuído entre a BRs-163 e 280 (Joinville a São Francisco do Sul). Os recursos repassados pelos estado seriam suficientes para praticamente concluir os lotes 1 e 2 (R$ 200 milhões) e acelerar os trabalhos nos lotes 3 e 4 (R$ 100 milhões), que vão de Blumenau (divisa com Gaspar) a Indaial. No entanto, novamente um revés com a confirmação de que havia atraso nos repasses às empreiteiras por parte do DNIT, o que novamente desacelou o ritmo dos trabalhos. Agora, novamente promessa de recursos federais para cumprir com um cronograma, já alterado inúmeras vezes, sem que de fato se tenha a certeza de quando os catarinenses terão os 74km de Rodovia duplicados.
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