Esse será o nível do Rio Itajaí na madrugada deste domingo, dia 8. Veja as ruas que serão atendidas

A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta para deslizamentos por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas no município. Além disso, o órgão está em estado de alerta por conta do nível do Rio Itajaí – Açu e do risco de enchentes na cidade. Na medição realizada às 18h, o rio apontou 5,12 metros.

De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 6 metros, às 19h e 7,4 metros às 2h, de domingo, dia 08. A população deve permanecer em alerta.

Neste sábado, dia 07, até às 18h, foram atendidas 18 ocorrências pela Defesa Civil. Ao todo, 18 pessoas estão desabrigados no momento, sendo 12 adultos, três adolescentes e três crianças. Desde quarta-feira, dia 04, a Defesa Civil já atendeu 83 ocorrências.

Para aqueles que necessitam de espaço para armazenar móveis de suas casas, a Prefeitura de Gaspar disponibiliza cinco locais para a comunidade: Comunidade São Judas Tadeu e Sociedade Esportiva União no Bairro Margem Esquerda; EEB Professora Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira e Escola Estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, além do abrigo ativado na tarde deste sábado, dia 07, na Sociedade Tamandaré.

Para os abrigos da Margem Esquerda, o pedido é que seja dada preferência para a Sociedade União e para acesso à Escola Arnoldo Agenor Zimmermann utilizar a rua Selma Zimmermann. Nos locais, haverá servidores da Prefeitura para controlar o acesso. O atendimento neste sábado e domingo é 24 horas.

As equipes seguem em plantão pelo 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147 e monitoramento constante de áreas de risco.


Tags

  • Enchente
  • Gaspar
  • inundação
  • Itajaí-Açu
  • rio