Solenidade na Câmara Municipal marcou a data na noite desta quarta-feira (26)
O 3º Pelotão de Bombeiros Militar celebrou seus 21 anos de atividades em Gaspar na noite desta quarta-feira (26). A Câmara Municipal recebeu autoridades militares e civis e a comunidade em geral. Na ocasião, foram homenageados com o título de “Amigo do Bombeiro”, o secretário Municipal da Educação, Emerson Antunes, e o diretor-geral Administrativo da Secretaria, Antônio Merces da Silva.
Destaque também para o 2º Sargento Volnei Camargo de Oliveira, muito conhecido na cidade, que passou para a reserva. Já o bombeiro Hilberto Speck Neto se despediu dos colegas de farda já que irá servir à corporação em Blumenau.
O momento foi também de boas-vindas para duas ex-bombeiras comunitárias e que passarão a integrar a corporação militar: Maiara Franz e Bianca Cappelleto.
Hoje, o 3º Pelotão de Gaspar é formado por 41 bombeiros comunitários ativos, dois funcionários civis, dois estagiários, além de 21 militares, entre eles o comandante da corporação, 1º Tenente Levi Garcia Ribeiro. Na noite desta quarta-feira,. foi instalada oficialmente mais uma turma de futuros bombeiros comunitários.
O tenente Levi explica que o curso tem por objetivo a formação de pessoas para atuarem voluntariamente como agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente aos imprevistos. Ele também enfatizou que a misão do bombeiro militar e comunitário também é a de disseminar a cultura da prevenção na comunidade por meio dos programas comunitários como um todo.
Teoria e prática
Desde a sua criação, o processo de formação comunitária no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina passou por períodos de adaptação e aprimoramento, contando, hoje, com um modelo de excelência que é adotado em todo o território catarinense. A capacitação tem carga horária de cerca de 400 horas/aula, das quais 150 são teóricas e o restante é de estágio operacional no quartel do corpo de bombeiros. Durante o curso, os voluntário aprendem diversos assuntos relacionados ao serviço do bombeiro como o combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular.
Após formados, os bombeiros comunitários continuam a ter encontros periódicos e ficaram à disposição do 3º Pelotão em ações comunitárias, preventivas e operacionais. Em 21 anos, o 3º Pelotão de Gaspar já formou mais de 200 bombeiros comunitários.
?
Deixe seu comentário