Clima chuvoso deve permanecer sobre a região até a próxima sexta-feira, 2

Com a previsão de chuva persistente e por vezes intensa e volumosa até quarta-feira, dia 30, a Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta por conta do grande volume de chuvas e, principalmente, para deslizamentos de terra que possam ser provocados pelo solo encharcado, depois que diversos pontos registraram essa ocorrência.
Das 8h de sábado, dia 26, até às 8h de terça-feira, dia 29, foram registrados 255mm de chuva acumulada no município. Ao todo, 30 ocorrências já foram atendidas pela Defesa Civil até terça-feira. O nível do Rio Itajaí-Açu segue dentro da normalidade, com 1,83 metro acima no nível normal. As equipes seguem em plantão pelo 199 e em monitoramento de áreas de risco.
Além disso, a Defesa Civil do município orienta que a população precisa fazer o registro de ocorrências pelo número oficial ou pelo WhatsApp da entidade, no número (47) 99236-2147. “Reforçamos a necessidade de que as pessoas registrem a ocorrência oficialmente pelo 199. Infelizmente estamos recebendo notificações por vias não oficiais, que acabam prejudicando e atrasando o atendimento. Também percebemos muitas situações sendo publicadas em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens. Algumas situações são inverídicas, não têm a informação completa ou são de outros municípios ou são de outros anos. Isso prejudica muito o trabalho das nossas equipes. Por isso pedimos que a população siga a orientação de registro pelo 199 ou, em caso de impossibilidade de ligação, pelo whatsapp oficial da Defesa Civil”, destacou a superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína Medeiros de Souza.