Iniciativa foi espelhada em uma ação semelhante realizada no ano passado

Com o Novo Ensino Médio, temas como empreendedorismo passaram a ser muito mais debatidos em sala de aula. Na Escola de Educação Básica Frei Godofredo, o assunto faz parte de um projeto interdisciplinar.
A instituição escolar aproveitou o momento para enriquecer o trabalho com a presença da diretoria da Associação Empresarial de Gaspar (Acig). Durante quase duas horas, os estudantes puderam se aprofundar ainda mais no tema num bate-papo bastante informal. A iniciativa cumpre o planejamento interno da Acig, que é levar informações sobre empreendedorismo e associativismo a escolas de Gaspar.
“Novamente, tivemos uma experiência singular no contato com esses jovens, que serão o futuro da nossa economia. Falar sobre empreendedorismo e mostrar os desafios da jornada, além dos retornos que essa trajetória possibilita é uma maneira de abrirmos a mente dessa garotada numa fase da vida em que é natural que se esteja indeciso e à beira de tomar uma decisão que vai acompanhá-lo pela vida profissional”, destacou Edemar Enio Wieser, presidente da Acig. Além dele, a vice-presidente da entidade, Kieri Madilane da Silva, e o associado / conselheiro Mário Jorge de Souza também estiveram presentes na conversa.
A ação complementou duas propostas de trabalho interdisciplinar desenvolvidas na Frei Godofredo: as trilhas de aprofundamento ‘Matemática e o mundo do trabalho’ e ‘Ciências Humanas e o mundo do trabalho’. “O objetivo dessas trilhas é despertar o protagonismo juvenil, levando em consideração o empreendedorismo, e suscitar neles as expectativas para o mercado de trabalho”, afirmou Ana Luiza Mette, uma das professoras responsáveis pelo projeto.
Segundo ela, a visita dos integrantes da Acig foi um momento para oportunizar o relato de vivências e complementar a teoria oferecida pelos professores. “As nossas expectativas e a dos estudantes foi superada com a exposição da trajetória de cada um dos empresários e reforçou o quanto é importante ter persistência, resiliência e determinação”, acrescentou.

Esclarecedora
Os estudantes também aprovaram a iniciativa da escola. Felipe Dias Fialho, de 17 anos, avaliou o encontro como muito esclarecedor. “Meu pai já é empresário e essa palestra me incentivou mais ainda a seguir por esse caminho. Pude tirar várias dúvidas e acredito que em breve já posso começar a estruturar meu próprio negócio”, prevê o estudante. Ele lembrou que, ao mesmo tempo que tem o exemplo empreendedor do pai, vau incentivá-lo a se tornar um associado, pois é importante ter o apoio de uma entidade como a Acig.


“Novamente, tivemos uma experiência singular no contato com esses jovens, que serão o futuro da nossa economia. ”
Edemar Enio Wieser,
presidente da Acig.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News