Expectativa da Prefeitura é colocar todos os equipamentos em funcionamento num prazo de 90 dias

polêmicos, mas necessários, os pontos fixos de fiscalização de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas, vão voltar a operar. A Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa e Superintendência de Trânsito concluíram o estudo e o novo processo licitatório para a implantação dos equipamentos. A nova empresa já iniciou a instalação dos 26 pontos de monitoramento eletrônico de velocidade + OCR, além de quatro controladores de avanço de semáforo e 12 leitores automáticos de placas. A expectativa é de que a Telmesh Tecnologia e Sistemas finalize os trabalhos em até 90 dias.
A empresa é responsável pela locação, implantação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de fiscalização automática de trânsito e disponibilização de sistema de processamento de infrações de trânsito. Além disso, todos os novos equipamentos possuem mais tecnologia em relação aos atuais.
Estão em fase de instalação os quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e 12 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). Esta etapa deve ser concluída em 30 dias.
Em 60 dias, haverá a ampliação para o monitoramento de 20 faixas de lombadas eletrônicas + OCR e quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo).

Aferição
Após a instalação, todos os novos equipamentos passam por uma aferição e aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e são habilitados para iniciar a fiscalização. Somente após a finalização da instalação, testes e aferição é que os equipamentos vão passar efetivamente a monitorar a velocidade.
A manutenção dos pontos de lombadas no município levou em conta um estudo técnico contratado pela Prefeitura, que avaliou o número de acidentes, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Após análise criteriosa, foram mapeados os novos pontos que devem receber a fiscalização eletrônica, além dos pontos de fiscalização atual, que também vão receber os novos equipamentos.
A empresa contratada avaliou todo o trânsito do município, desde agosto do ano passado.De acordo com o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Marcos da Cruz, o objetivo maior é garantir a segurança e o ordenamento no trânsito. “A empresa está trabalhando para concluir os serviços o quanto antes. O mais importante é respeitar o limite de velocidade se evitar acidentes. Gaspar é uma cidade que vem se desenvolvendo e, com novas vias, pavimentações, novos loteamentos, precisamos pensar também no aumento de frota de veículos e o impacto no trânsito. Nossa intenção é garantir a segurança e minimizar transtornos para o cidadão”, reforça o secretário.