Expresso Presidente vai passar a prestar serviço a Verde Vale nas linhas entre Ilhota, Gaspar e Blumenau

Quase 50 anos depois, os ônibus da Viação Verde Vale deixaram de circular entre os municípios de Ilhota, Gaspar e Blumenau na noite da última terça-feira (30). A empresa de transporte coletivo, fundada pela família Bogo em 1975, e que já foi o orgulho do transporte coletivo em Gaspar, vinha enfrentando sérias dificuldades na prestação do serviço, agravados após a pandemia. 

Quem assume o transporte coletivo intermunicipal, já a partir desta quinta-feira (2), é a Expresso Presidente Getúlio, que tem a concessão do transporte coletivo urbano em Gaspar e outras sete cidades da região. Os horários, linhas e valores seguem as tabelas determinadas pelo Governo do Estado e não sofrerão mudanças, assim como a tarifa permanece a mesma. 

As duas empresas firmaram um contrato de prestação de serviço, onde toda a operação do serviço ficará sob a responsabilidade da Expresso Presidente Getúlio, embora a concessão das linhas ainda permaneça com a Viação Verde Vale, que tem contrato com o Governo do Estado. 

A mudança ocorre num momento em que inúmeras reclamações eram feitas por parte dos usuários da Viação Verde Vale, tais como atrasos, falta de limpeza, falta de manutenção mecânica e quebra frequente dos ônibus. A frota de veículos é antiga. Cobrada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), órgão responsável pela fiscalização do transporte coletivo intermunicipal no estado, a Verde Vale informou não ter condições financeiras de adquirir novos veículos. 

Os ônibus da Expresso Presidente Getúlio vão circular nas cores cinza e vermelho, todos identificados “A serviço da Verde Vale” e com as linhas expostas em seus itinerários. O atendimento aos usuários, que também iniciará nesta quinta-feira, será feito no Terminal Urbano Municipal Vereador Norberto Willy Schossland, no bairro Coloninha. 

O telefone e WhatsApp para contato é o (47) 2204-1851 e o e-mail [email protected]. Além da operação e do atendimento, nesta quinta-feira terá o início o recadastramento para utilização do cartão da bilhetagem eletrônica. Todos os usuários deverão realizar o recadastro. As empresas que utilizam o vale-transporte deverão solicitar informação e orientação através do telefone/Whats ou pelo e-mail de contato.


Interferência da Prefeitura de Gaspar 

Embora não sendo responsabilidade do município o transporte coletivo intermunicipal, a Prefeitura de Gaspar vinha solicitando, há meses, providências junto ao Governo do Estado com relação ao serviço prestado pela Viação Verde Vale. Os usuários da empresa constantemente relatavam problemas como atrasos, condições precárias dos veículos entre outros. A Prefeitura decidiu então agir. 

Segundo o governo municipal, a prestação de serviço da Expresso Presidente a Verde Vale tem como objetivo resolver os problemas do transporte intermunicipal entre os três municípios, garantindo mais segurança, regularidade e cumprimento dos horários. 

“Ainda no mês passado estivemos reunidos em Florianópolis protocolando mais um ofício pedindo providências. Estamos esperançosos com essa nova operação”, afirmou o prefeito Kleber Wan-Dall, que se empenhou pessoalmente numa solução para o problema. 

Ele lembra que a Expresso Presidente Getúlio já atende Gaspar na linha urbana com muita qualidade no serviço. “Esperamos que, com essa mudança, o transporte intermunicipal também possa atender, de forma adequada, a nossa gente”, finalizou Wan-Dall. 

A reportagem tentou contato com a gerência da Verde Vale e da Expresso Presidente, porém, até a finalização desta reportagem ambas as empresas não haviam retornado.