Alimentos e roupas podem ser doadas durante as celebrações religiosas deste domingo (24)
O Domingo de Ramos abre oficialmente a Semana Santa, o mais importante evento do calendário litúrgico católico. Em Gaspar, as celebrações religiosas deste domingo, dia 24, nas igrejas e capelas serão todas dedicadas ao Domingo de Ramos, que foi o primeiro evento que reconstitui os momentos finais da vida de Jesus, que culminará na Páscoa, no domingo seguinte, dia 31 de março. A Paróquia São Pedro Apóstolo está convocando os fiéis a participarem da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a solidariedade. Em vídeo, publicado na rede social instagram da paróquia, o pároco, Frei Pedro da Silva, pede aos fieis que levem à igreja, neste domingo, alimentos (não perecíveis), roupas e outros produtos (assista vídeo abaixo), que serão doados ás famílias necessitadas de Gaspar por meio da Conferência Vicentina, que é o braço social da Igreja Católica em Gaspar. "Tenho certeza que se isso acontecer estaremos celebrando a Páscoa com a qualidade que se dá na vida em fraternidade", afirmou o frei.
A história

Segundo os livros do evangelho, o Domingo de Ramos é o dia da entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, em Israel. Até então, Jesus estava hospedado com seus discípulos em uma aldeia chamada Betânia, no lado oriental do Monte das Oliveiras, arredores de Jerusalém.
Ainda segundo as escrituras, no Domingo de Ramos Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi recebido com alegria por uma multidão de pessoas. Elas estariam agitando ramos de palmeira para saudá-lo, por isso, o evento ficou conhecido como Domingo de Ramos.
Essa entrada de Jesus na cidade foi considerada uma afronta para os romanos, já que essa era a forma como reis entravam em uma cidade, porém, os evangelhos afirmam que o fato foi o cumprimento da profecia. A partir daí, diversos eventos ocorreram até a prisão, julgamento e calvário de Jesus, que terminou com a sua crucificação cinco dias depois. Sábado é o dia da ressurreição e o domingo é Páscoa, que simboliza o renascimento.
Leia, abaixo, o artigo do Vaticano “Reflexões para o Domingo de Ramos”
?https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-03/reflexao-domingo-ramos.html#new_tab?
Deixe seu comentário