O sistema deve voltar à normalidade somente nas próximas horas (27)

Juliana está com a torneiras sem água...


... e a pia cheia de louça

O SAMAE finalizou o conserto da bomba de captação de água da Estação de Tratamento de Água - a ETA 1 - no final da tarde desta segunda-feira (25), mas ainda existem muitas residências desabastecidas no município. Moradora da Rua Rondônia, no Gaspar Grande, Juliana Silva, conta que está sem água desde a madrugada de segunda-feira. "Tenho louças na pia acumulada, roupas sujas, fora que ninguém pode tomar banho", desabafa. Ela contou que tentou vários contatos com o Samae, no número indicado. "Ou dá ocupado ou a ligação cai", diz a moradora.  A ETA 1 é a principal estação de tratamento de água de Gaspar, atingindo 13 bairros onde estão 70% dos moradores abastecidos pela água tratada do SAMAE no município.  
A reportagem fez contato no número 3091-2095, indicado pelo Samae, na manhã desta terça-feira, dia 26, e, na primeira tentativa, já foi atendida. A atendente explicou que a normalização do abastecimento nos bairros atingindo vai ocorrer aos poucos. Isto porque os reservatórios estavam quase vazios e a água captada precisa passar por todo um tratamento antes de chegar à residência dos usuários. Por isso, em algumas localidades a água somente deve retornar na quarta-feira.

Já a Diretoria de Comunicação da Prefeitura informou à reportagem que a bomba voltou a funcionar no final da manhã de segunda-feira (por volta das 11h) e que, neste momento, o reservatório está com 65% da sua capacidade e que o serviço está normalizado, mas fez uma ressalva: "É importante que a população ainda faça o uso racional no dia de hoje para completar a capacidade do reservatório. Se alguma residência ainda apresentar problemas hoje pedimos que acione o SAMAE pelo 3091-2095 (telefone ou whatsapp), pois pode haver algum problema pontual", finalizou.