Ex-repórter da TV Globo, Xavier é autor de vários e artigos sobre o tema

O jornalista, ator, roteirista e antropólogo Ernesto Xavier vai estar em Gaspar nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de março. Ele vem para debater com estudantes de três instituições de ensino do município o tema “Discursos racistas e antirracistas presentes nas redes sociais”. A passagem de Xavier pelo município começa na manhã desta quarta-feira, dia 6, quando ele vai estar com alunos dos terceiros anos da Escola Frei Godofredo. O bate-papo terá duração de cerca de uma hora.

Já na quinta-feira serão três encontros, todos eles no Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), bairro Bela Vista, como parte das comemorações dos 10 anos de criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da instituição de ensino.

O primeiro, a partir das 10h25min, vai reunir, numa roda de conversa, alunos dos cursos técnicos integrados do IFSC e Escola Estadual Agenor Zimmermann. No período da tarde, a conversa será com servidores e estudantes do Câmpus Gaspar e, a partir das 19h, o jornalista debate com alunos da Unissociesc.

Ernesto Xavier é conhecido nacionalmente, pois já atuou como repórter e apresentador da Rede Globo nos programas “Encontro”, “É De Casa” e “Mais Você”. Foi editor de saúde, bem-estar, esportes e motor da revista GQ Brasil entre 2020 e 2022, apresentador dos programas “Rede Escola” e “Hora do Enem” da TV Escola. É formado em Jornalismo com mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde estudou os depoimentos de racismo nas mídias sociais. É autor de vários livros, o mais conhecido é “Relatos sobre o racismo no Brasil, Senti na Pele”, lançado em 2017.