Gaspar vacinou pouco mais da metade do grupo prioritário contra a gripe
-
Vacinação segue em todas as ESFs e unidade de saúde central / FOTO PMG (Fotos: )
A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% da população dentro do grupo risco
Gaspar ainda está longe de atingir a meta de vacinação contra a gripe definida pelo Ministério da Saúde: 90%. Até o momento, pouco mais de 52% do grupo prioritário tomou o imunizante no município. De acordo com o MS, 23.723 pessoas estão dentro do grupo prioritário em Gaspar (veja lista abaixo). A vacina está disponível nas Estratégias de Saúde do município das 8h às 12h e das 13h às 16h, e na Unidade de Saúde do Centro das 8h às 12h e das 13h às 19h30. A imunização seguirá enquanto houver doses disponíveis nas unidades de saúde.
Com a queda das temperaturas, a tendência é aumentar os casos de Influenza, por isso a importância da proteção da população. Pessoas portadoras de doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Já as pessoas dos grupos de profissões previstas precisam comprovar a ocupação profissional com crachá, contracheque ou outros documentos que possam identificar o trabalhador.
A transmissão do vírus Influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. O vírus influenza pode ainda ser transmitido por aerossol e por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.
?
Grupo Prioritário:
?Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)
Trabalhador da Saúde
Gestantes
?Puérperas
?Professores do ensino básico e superior
?Povos indígenas
?Idosos com 60 anos ou mais
?Pessoas em situação de rua
?Profissionais das forças de segurança e salvamento
?Profissionais das forças armadas
?Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
?Pessoas com deficiência permanente
?Caminhoneiros
?Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
?Trabalhadores portuários
?População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Tags
- gripe
- Ministério da Saúde
- saúde
- vacina
Deixe seu comentário