Iniciativa visa fomentar a literatura nas escolas de Educação Infantil

Gaspar vai receber nos dias 12 e 14 de março, a 2ª edição do projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores, coordenado pela Doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler. No primeiro dia, o projeto vai levar Mediações Literárias, com a produtora cultural e arte educadora, Deda Silveira, e Maria Laura Pozzobon Spengler, aos CDIs Tia Maria Elisa e Dorvalina Facchini. Já no dia 14, acontece a Oficina Conta que te conto-vivências narrativas, com Gilmara Goulart, na Biblioteca Dom Daniel Hostin. No mesmo dia e local acontecem o Encontro formativo Para ler imagens e significar a cultura do livro ilustrado, com Maria Laura Pozzobon Spengler; e a mesa redonda Escritas sensíveis: protagonismo feminino na literatura catarinense para infâncias, com as autoras e escritoras blumenauenses Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho e Nana Toledo. As atividades são todas gratuitas e voltadas para crianças e professores da Educação Infantil. Haverá tradução em Libras, que é a linguagem de sinais.

“Um dos objetivos da continuidade do projeto é promover a capacitação a professores e outros públicos multiplicadores acerca da literatura infantil, em especial a Literatura Catarinense, e também métodos de narrativa oral (contação de histórias) buscando somar às práticas deste público” afirma Maria Laura Pozzobon Spengler. “A leitura é o principal mecanismo para a apropriação do conhecimento e perpetuação da cultura, se constituindo como uma inesgotável via de possibilidades dialógicas. A literatura desempenha papel essencial e, nesse sentido, acreditamos que fomentar a criação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, na infância, é de fundamental relevância e, visando potencializar e qualificar o contato das crianças com as obras literárias, parte-se do pressuposto, que a formação do leitor tem o mediador como sujeito primordial do processo”, complementa a Doutora em
Educação. “A descoberta do prazer na leitura e nos livros literários pode acontecer de diversas maneiras, de maneira racional ou incognoscível, na medida em que consideramos que lemos a tudo, a todos, a nós mesmos, o tempo todo. Esses processos acontecem tanto de forma voluntária quanto involuntariamente, nas experiências individuais e culturais de cada sujeito, portanto compreendemos que os processos mediativos devem buscar ampliar e qualificar o contato com a Literatura criando perspectivas estéticas e dialógicas para o encontro com os livros e leitura”, explica Deda Silveira.