Evento foi marcado por entrega de medalhas e homenagens a militares da ativa, recém-aposentados e civis
FOTOS: 3º BBMB
O 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau (3ºBBM) realizou solenidade alusiva aos 65 anos da corporação. O evento, na tarde desta segunda-feira(14), contou com a entrega de medalhas, homenagens a militares da ativa, recém-aposentados e civis que tiveram importante participação na história do batalhão. A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Coronel Fabiano de Souza, do comandante do 3º BBM, tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo entre outras autoridades.
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau foi o terceiro a ser instalado em Santa Catarina. A iniciativa teve como ponto de partida o aumento significativo de ocorrências na região. Em 13 de agosto de 1958, a corporação iniciou suas atividades. Durante a década de 1950, todo o Estado de Santa Catarina passou por um forte processo de desenvolvimento, impulsionado pela nova realidade econômica da década. Antes da inauguração do quartel, o serviço de socorro prestado à população era feito pelas brigadas de incêndio das principais indústrias do município, entre elas a Cia Hering. A grande demanda tornou o serviço insuficiente para atender os cidadãos e motivou a Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB) a iniciar uma campanha de arrecadação de doações, para a aquisição de equipamentos e construção de uma edificação para alojar uma unidade dos bombeiros militares.
Após um longo período de arrecadação de recursos, o serviço de bombeiro militar foi implementado em Blumenau. O quartel foi o primeiro instalado fora da capital Florianópolis. Em julho de 1978, foi inaugurado o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau, utilizado como sede até hoje. Na década de 1980, os Bombeiros Militares, com apoio da comunidade local, mostraram a força, união e empreendedorismo ao tornarem-se pioneiros no atendimento pré-hospitalar no Estado. A época, o serviço era oferecido em uma viatura modelo Chevrolet Caravan, doada pela ACIB. O serviço de primeiros socorros evoluiu para ser hoje o serviço com maior número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na área operacional.
Deixe seu comentário