O evento acontece nesta quinta-feira, 24, às 19h no Teatro Carlos Gomes
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realiza nesta quinta-feira, dia 24, o lançamento do processo de revisão do Plano Diretor do Município. O evento tem início às 19h, no Teatro Carlos Gomes. A medida tem como objetivo definir junto à comunidade, de forma democrática e transparente, ações consideradas prioritárias aos cidadãos em áreas como: moradia popular, infraestrutura urbana, construção de escolas, postos de saúde, hospitais e espaços de lazer.
O processo de revisão compreende quatro etapas. No evento de lançamento haverá uma palestra sobre o plano diretor, apresentação da equipe de trabalho e um espaço para a comunidade contribuir com sugestões e questionamentos.
A próxima etapa tem como foco a discussão dos eixos temáticos, considerados prioritários na pactuação da proposta do Plano Diretor Participativo. Mobilidade urbana, patrimônio histórico e cultural, prevenção de desastres e desenvolvimento social são alguns dos temas que vão ser discutidos com a comunidade. Estas audiências públicas estão programadas para o período entre 28 de outubro e 7 de dezembro.
No início de 2016 ocorrerão as oficinas temáticas em todos os bairros da cidade, com o objetivo de fazer uma leitura da realidade municipal, incluindo a capacitação da sociedade e posteriormente a apresentação do relatório final, o Diagnóstico Leituras da Cidade.
A penúltima etapa de construção do plano consiste na definição de propostas, diretrizes e estratégias de ação para cada eixo temático, apresentação de resultados bem como a aprovação das propostas sistematizadas. A última fase do processo consiste na elaboração do projeto de lei. É a conversão das propostas finais na linguagem técnica e jurídica, bem como a apresentação do projeto de lei de atualização do Plano Diretor em audiência pública. Posteriormente, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores. A previsão é que esta etapa seja concluída em 2016.
Segundo secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, o documento afeta o cotidiano de todos os munícipes. "O documento é muito mais que um conjunto de leis e normas, vai desde alteração de regras para construção até projeção de melhorias nas vias do município", afirma. Ele destaca, ainda, que "as discussões sobre o que queremos para a cidade, muitas vezes, mostram os diferentes pontos de vista de cada um. Por isso a importância da participação da comunidade", explica.
Como participar
A comunidade poderá participar do processo de revisão do plano diretor de duas formas: a primeira delas é presencial, nas audiências públicas. Nestes encontros o município vai colher subsídios, opiniões e debater o processo de planejamento da cidade para os próximos anos.
Também será possível contribuir através da internet. O regimento das audiências e a proposta metodológica de revisão do Plano Diretor de Blumenau estão disponíveis no link http://www.blumenau.sc.gov.br/blumenau/audiencias-publicas. A comunidade tem de 24 de setembro de 2015 a 31 de maio de 2016 para enviar sugestões de melhorias ao documento para o e-mail [email protected]. Ainda é possível preencher o formulário on-line que estará disponível a partir de amanhã, dia 24, no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Planejamento Urbano. As informações coletadas neste documento serão incorporadas no diagnostico leitura da cidade.
Plano Diretor
A revisão do Plano Diretor, Lei Complementar 615/2006, tem prazo de dez anos, conforme Lei Federal 10.257/2001 do Estatuto da Cidade. O documento é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Além disso, ele estabelece como as diretrizes nacionais se relacionam com a realidade local, bem como quais os instrumentos da política urbana deverão ser implementados em virtude dos objetivos da função social.
Confira os locais das Audiências Públicas:
Dia 28 de setembro - às 19h
Tema - Mobilidade Urbana
Local: Escola Técnica de Saúde, rua 2 de Setembro, 1.510, Itoupava Norte
Dia 05 de outubro - às 19h:
Tema - Habitação e Regularização Fundiária Desenvolvimento Social
Local: Escola Técnica de Saúde, rua 2 de Setembro, 1.510, Itoupava Norte
Dia 28 de outubro - às 19h
Tema - Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico
Local: Ampe, rua Humberto de Campos, 245, Velha
Dia 10 de novembro - às 19h
Tema - Meio Ambiente e Saneamento Ambiental e Prevenção de Desastres
Local: Escola Técnica de Saúde, rua 2 de Setembro, 1.510, Itoupava Norte
Dia 23 de novembro - às 19h
Tema - Estatuto da Cidade
Local: Escola Técnica de Saúde, rua 2 de Setembro, 1.510, Itoupava Norte
Dia 07 de dezembro - às 19h
Tema - Uso e Ocupação do Solo,
Local: Escola Técnica de Saúde, rua 2 de Setembro, 1.510, Itoupava Norte
Deixe seu comentário