Mundial do Catar,que começa neste domingo (20), foi tema do Projeto Integrado da Escola Marcos Konder
Fechou com chave de ouro a o Projeto Integrado da Escola Marcos Konder, a maior do município de Ilhota. A partir da temática Copa do Mundo - Pluralidade Cultural, os alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre as peculiaridades dos 32 países participantes do Mundial que começa neste domingo (20), no Catar.
E toda essa criatividade foi apresentada em uma exposição na tarde da última quinta-feira (17). Os estudantes desenvolveram trabalhos mostrando a história, culinária, cultura, hábitos, idioma, símbolos, pontos turísticos e a relação de cada país com o futebol.
Foram três meses de pesquisa e preparação dos trabalhos, com orientação dos professores. “A proposta pedagógica foi desenvolver um projeto que despertasse a curiosidade dos alunos desde os anos iniciais até o ensino médio, e a Copa do Mundo casou bem com a ideia”, explica o professor Charles Teske, assessor da diretoria. Segundo ele, o elemento chave foi o grau de interesse dos alunos pelo projeto, e isso ficou evidente no entusiasmo de cada turma durante as pesquisas. “Isso permitiu aos professores de todas as disciplinas aplicarem seus conteúdos dentro de uma proposta pedagógica diferente”, acrescenta Charles.

O futebol acabou sendo pano de fundo para que os alunos buscassem conhecer mais sobre os países participantes da Copa do Mundo. Charles também chama atenção que a atividade acabou envolvendo os familiares, que prestigiaram em grande número o evento, finalizado com o desfile de todos os países e apresentações de dança e música.
A culinária dos países esteve muito presente nos trabalhos. A turma responsável pela Coréia do Sul preparou seis receitas típicas do país asiático. Já Camile Fischer, da turma que pesquisou sobre a França, se impressionou com o grande número de pontos turísticos no país e a grande quantidade de visitantes todos os anos. Ela aprendeu que a culinária francesa se destaca pelos doces, embora o macarrão também tenha uma presença forte. “É uma culinária muito sofisticada”, contou Camile. No estande de Portugal, Cristopher Daniel revelou que durante a pesquisa, a turma aprendeu sobre o “Galo de Barcellos”, a rainha de Portugal e a história da bandeira do país luso, além do futebol português.

Tuiane Andrade Graf Farias, da turma que pesquisou sobre a Argentina, pesquisou sobre o Obelisco, um símbolo na Argentina que antes de se tornar o obelisco era uma igreja. “Quando a igreja foi demolida, em 1963, a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez”, revelou. A turma também trouxe outras curiosidades, como a obra O Entierro, de 1915, do pinto Xul Solar, além do doce alfajor, muito apreciado no país vizinho.
Deixe seu comentário