Os cinco novos membros assumem por um período de quatro anos

Márcio Sansão, Mayndra Tonet de Almeida, Gisele Goedert, Juçara Spengler e Flávia Poleza são os cinco novos conselheiros tutelares de Gaspar que irão tomar posse nesta quarta-feira dia 10. O evento, aberto à comunidade, acontece a partir das 9h, no Auditório da Prefeitura de Gaspar. Os cinco novos conselheiros foram eleitos em voto direto pela comunidade de Gaspar no dia 2 de outubro. Além dos cinco titulares, seis candidatos foram eleitos suplentes. Pela ordem de votos: Mari Inez Testoni, Erica Monteiro, Elzira Lemfers Spengler, Josi Zuchi, Mariela Schmitt Ferry e Marli Gonzaga.
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
Em cada município deve haver no mínimo um Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, sendo composto por cinco membros escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida a recondução por novos processos de escolha.
O conselheiro tutelar é responsável por auxiliar o Poder Público na proteção da criança e do adolescente. Eles devem atuar junto à comunidade para salvaguardar as crianças de qualquer forma de negligência, exploração ou crueldade. Além disso, também devem atuar para garantir todos os direitos da criança e adolescente como o acesso à educação, solicitando vagas em unidades de ensino, por exemplo.
Deixe seu comentário