Cerca de 15 moradores do loteamento Jardim Europeu colocaram a mão na massa neste domingo (15)
Cerca de 15 moradores do Loteamento Jardim Europeu, no Centro de Ilhota, decidiram protestar contra a Prefeitura neste domingo, dia 15. Mas, ao invés de faixas e cartazes, eles decidiram pegar vassouras, sacos de lixo, pás entre outros utensílios para limpar as ruas e terrenos baldios do loteamento. Foi uma forma de chamar atenção do poder público para o que ele consideram descaso com a limpeza.
Júlio Cesar da Rosa, um dos moradores que participou do mutirão, compartilhou um vídeo nas redes sociais. “Pessoal, estamos aqui no Jardim Europeu começando o mutirão de limpeza nas ruas. Vamos também estar cobrando de quanto em quanto tempo a prefeitura tem que fazer a limpeza no loteamento, porque está terrível. Os moradores estão indignados e colocando a mão na massa, estão fazendo o serviço por conta, porque tá difícil ficar esperando, lá uma vez por outra a galera (prefeitura) tá vindo fazer a limpeza e olha lá, a gente quer saber se é semestral, quinzenal, mensal, de quanto em quanto tempo a prefeitura é responsável por fazer a limpeza dos bairros. Aqui no Loteamento Jardim Europeu, a comunidade tá se unindo para limpar em forma de protesto pela falta de compromisso que a prefeitura está tendo com os moradores”, afirma Júlio Cesar.
A sujeira está em toda a parte. Em outro vídeo, aparecem terrenos baldios com o mato tomando conta e lixo acumulado: garrafas pet, sacos plásticos, pneus de bicicleta, pedaços de pau, entulho de construções e até um colchão dentro do córrego. A praça, que deveria ser para o lazer dos moradores, está completamente abandonada, com os equipamentos da academia ao ar livre enferrujados.
“Nós não podemos mais esperar que o poder público resolva nossos problemas. Nós vivemos aqui, e é nosso dever zelar pelo nosso lar. Estamos cansados de nos sentirmos esquecidos e negligenciados. Esperamos que este ato de protesto mostre ao prefeito a necessidade urgente de prestar mais atenção ao nosso bairro”, desabafa Júlio Cesar.
Ele admite que também precisa de um pouco mais conscientização dos moradores e até de quem está construindo no bairro, porém, o que os moradores cobram neste momento é a manutenção da prefeitura que precisa recolher os entulhos. “As pessoas estão deixando em qualquer lugar porque não tem um programa da prefeitura para fazer o recolhimento, tampouco para limpar as ruas e as praças. Hoje, nós não temos nada deste serviço aqui no loteamento”, afirma o morador.
Júlio Cesar também deixa claro que não se trata de limpeza por causa das últimas chuvas, pois o pedido dos moradores é antigo. "Eu tenho ido com frequência às sessões da Câmara Municipal, para pedir aos vereadores a manutenção da praça e limpeza das ruas do loteamento", afirmou. No entanto, o apelo não está chegando aos ouvidos dos órgãos responsáveis. “Organizamos este ato de limpeza para chamar atenção para esta situação, acredito que se a coordenação da prefeitura fosse capaz de manter a limpeza nos bairros não precisaríamos tomar esta atitude, mas não existe um programa para recolher este lixo. Eu moro há três anos no loteamento e até hoje vi uma vez o pessoal da prefeitura varrendo as ruas”. Júlio Cesar contou ainda que está sendo formada a associação de moradores do loteamento, com a finalidade de colocar câmeras de segurança. “Estamos fazendo uma coisa que não é da nossa responsabilidade, mas do poder público, afinal, nós pagamos impostos, como a taxa de lixo, para ter a limpeza e segurança no local”. Procurada pelo reportagem, a Prefeitura de Ilhota até o momento não se pronunciou. O espaço segue aberto para a manifestação dos responsáveis.
Deixe seu comentário